quarta-feira, 28 de março de 2012

Artesanato baiano terá selo de autenticidade


Bonecas de pano da feira de artesanato do Instituto Mauá

Dentro de pouco tempo o artesanato baiano comprado em Salvador e em outros destinos turísticos do estado terá garantia de autenticidade. A certificação será feita através do selo A Bahia Feita a Mão, o primeiro do país, em nível governamental, de certificação do produto artesanal. A meta é certificar 40 produtos até o fim do ano. Para isso, já estão abertas as inscrições para o Programa de Certificação do Artesanato Baiano, lançado em novembro passado pelo Instituto Mauá. O objetivo é diferenciar e legitimar a produção artesanal feita no estado. “É uma forma de valorizar o nosso artesanato, garantindo que é feito a mão e na Bahia, com respeito ao meio ambiente e fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do estado”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

Certificação vai garantir que o artesanato é realmente feito na Bahia

As inscrições (gratuitas) são feitas na sede do órgão (Porto da Barra), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, até 11 de abril. Cada artesão participa em apenas uma tipologia (cerâmica, madeira, renda, bordado, entre outras), com até dois produtos. O edital com as especificações pode ser lido no site do Instituto Mauá.

O Programa de Certificação do Artesanato Baiano conta com parceira do Ministério do Desenvolvimento, através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e o apoio do Ibametro (certificação) e Sebrae-BA (capacitação produtiva e abertura de novos mercados para os artesãos).  Fonte: Secom-Ba. Fotos: salvadoremumdia/Silvia Maria Nascimento

Nenhum comentário: