terça-feira, 27 de março de 2012

Hotel de Salvador concorre ao "Oscar" do turismo mundial


Foto: salvadoremumdia/Silvia Maria Nascimento


O primeiro hotel histórico de luxo de Salvador - o Pestana Convento do Carmo, localizado no Centro Histórico da capital baiana, é um dos indicados para os World Travel Awards,  considerado o "Oscar" do turismo mundial e prêmio de maior prestígio do setor. O hotel concorre na categoria Leading Business Hotel Brasil. Os vencedores serão escolhidos através de votação no site do World Travel Awards. A previsão é a de que participem 183 mil agentes de viagens registrados em mais de 160 países.

Outros hotéis brasileiros, da rede portuguesa que este ano completa 40 anos de fundação, também concorrem: o Pestana Natal (RN) está na lista para o prêmio South America’s Leading Meetings & Conference Centre, e o Pestana Rio Atlântica é indicado para o Leading Hotel Brasil. No total, o grupo conta com oito indicações. Na categoria América do Sul, além dos hotéis brasileiros, também foi indicada uma unidade na Venezuela.

O Pestana Convento do Carmo está instalado em uma antiga morada de monges carmelitas de Salvador, cuja pedra fundamental foi lançada em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas. Sua construção só foi concluída em 1730. O convento foi transformado em pousada nos anos 1980, passou um tempo fechado mas foi adquirido pela rede portuguesa que instalou ali uma de suas pousadas históricas de luxo. Hoje conta com 70 quartos e nove suítes. A localização é uma das mais charmosas da cidade, no bairro do Carmo, logo após  a Ladeira do Pelourinho.

A cerimônia de entrega dos prêmios para a Europa está marcada para 6 de outubro de 2012, em Algarve. A premiação para a América do Sul está agendada para 14 de setembro de 2012 nas Ilhas Turcas e Caicos, no Caribe. Ganhar um World Travel Award é a consagração máxima para as empresas do setor do turismo e viagens.

O Grupo Pestana é o maior grupo português do setor do turismo e possui duas marcas de hotelaria - Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal (cuja gestão assumiu em 2003), com um total de 89 unidades hoteleiras, nove delas no Brasil (três na Bahia), além de outros empreendimentos. Foi criado em 1972 e ocupa a 115ª posição do top 300 das empresas hoteleiras mundiais. Mais recentemente, passou também a ocupar a 26ª posição do European Hotel Survey 2010, no ranking da revista Hotel Management International. Em 2010, a marca Pestana, com as suas duas insígnias Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal, foi avaliada em 104 milhões de euros pelo Brand Valuation Forum e considerada uma das marcas mais valiosas em Portugal.


Nenhum comentário: