sexta-feira, 30 de março de 2012

Humoristas baianos fazem maratona de 24 horas de shows

O Castro Alves (1958/1967) já foi o maior teatro da América do Sul


Com atrações pagas e outras gratuitas, a proposta de fazer o povo rir por um dia e noite inteiros, em diversos espetáculos, esquetes, exposições, entre outros, o Festival de Humor da Bahia - Fhubá é a recomendação do blog para o turista que estará na capital baiana neste fim-de-semana. A virada humorística da cidade,nos dias 31 de março e 1º de abril (sábado e domingo),  segundo os organizadores, terá mais de 24 horas de shows ocupando a  Sala Principal, Sala do Coro, Foyer, Vão Livre e demais dependências do complexo do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, centro da cidade.


Os nomes que idealizaram e comandam o espetáculo já são garantia de que vai ser um programa muito interessante tanto para turistas quanto para os moradores de Salvador que apreciam uma boa comédia. A equipe é formada por Andrezão Simões, Fernando Guerreiro e Jonga Cunha, que apresentam o irreverente programa de rádio, Roda Baiana (Metrópole), unida a Nivaldo Lariú (autor do Dicionário de Baianês, um livreto com os termos regionais e gírias mais usados pelo povo de Salvador). O objetivo, afirmam, é "reunir a diversidade de pensamento e expressão do humor baiano e promover o acesso da população ao mundo da comédia".


Outros que são garantia de muitas risadas são os atores Luís Miranda e Renato Piaba, além do grupo Los Catedrásticos. O humor gráfico vai ganhar espaço com a exibição de trabalhos dos cartunistas Lage, Setúbal, Flávio Luiz e Cau Gomez. Os espetáculos serão completados por anônimos, transformistas e personagens populares, em apresentações espontâneas ou provocadas, como um show coletivo de humor, com interação e improviso.


A virada de humor começa no dia 31, às 19 h, no foyer do TCA e a abertura tem entrada gratuita. Outros esquetes terão acesso gratuito, como o Fhuleragem e improviso, no vão livre do teatro, também no sábado, às 23 h. A programação completa pode ser conferida no site do evento e os ingressos já estão a venda  nos SACs dos shoppings (Barra e Iguatemi) e na bilheteria do Teatro Castro Alves.





Fachada principal do complexo Teatro Castro Alves



O arrojado projeto do Teatro Castro Alves é de autoria dos arquitetos Bina Fonyat e Humberto Lopes. Recebeu menção honrosa na 1ª Bienal de Artes Plásticas de Teatro, em São Paulo. A construção ficou a cargo da empresa Norberto Odebrecht. As obras começaram em 2 de julho de 1957.



Vista lateral do TCA



No dia 9 de julho de 1958, cinco dias após a inauguração, o Teatro Castro Alves foi atingido por um incêndio que destruiu suas dependências. O TCA só foi reinaugurado após uma grande reforma, concluída quase uma década depois, no dia 4 de março de 1967. Não houve vítimas no incêndio. Fonte: TCA


O Festival de Humor da Bahia é produzido pela Caderno 2 Produções Artísticas e Digaí Comunicação, tem o patrocínio da Oi, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Bahia (FazCultura), e apoio do Oi Futuro, Teatro Castro Alves, Grupo Metrópole de Comunicação, Rede Bahia e Grupo Pereira de Souza. Fonte: Secom-BA. Fotos: salvadoremumdia/Silvia Maria nascimento


Nenhum comentário: