segunda-feira, 26 de março de 2012

Museu resgata história de uma Salvador "quatrocentona"


Um dos nobres casarões do Corredor da Vitória abriga o acervo 

Estamos na semana de comemorações pelos 463 anos de fundação da cidade de Salvador (29 de março de 1549). A festa é nesta quinta-feira, 29. Nada melhor do que conferir em obras de arte como já foi a capital baiana em outros tempos. Visitar o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, é uma ótima oportunidade para resgatar quatro séculos da vida da cidade, através do acervo artístico e histórico. Além do mais, este ponto turístico fica próximo a outros museu de interesse, como o Carlos Costa Pinto ou o Geológico, de institutos culturais, como o Icba e o Acbeu, além de cafés e restaurantes com vista para a baía, em hotéis da região.

O MAB apresenta gravuras e pinturas da Salvador entre os séculos  17 e 19, do ponto de vista dos estrangeiros que a visitavam ou que nela moravam. Nas exposições, o turista confere as construções, igrejas e edificações vistas da Baía de Todos os Santos, como o Forte São Marcelo, o Convento do Carmo e a Praça do Governo.


Dentre as obras, não deixe de admirar o mapeamento de Luis dos Santos Vilhena, vindo de Portugal, em 1787, que deixou o panorama de 81 pontos da cidade; as ilustrações da inglesa Maria Graham, retratando a entrada da Baía de Todos os Santos e a Igreja de Santo Antônio da Barra; e as imagens da Igreja do Bonfim e do Passeio Público, pelo olhar do fotógrafo francês Vitor Frond, depois reproduzidas em pintura.

Os desenhos de Hector Bernabó Carybé (1911-1997), datados de 1950, mostram as festas de Yemanjá e do Bonfim, além de permitir ao visitante ter contato com os primeiros trabalhos do argentino, naturalizado brasileiro, quando chegou a Salvador. São desenhos a nanquim, com bondes, rodas de samba e de capoeira. Bom passeio!

Turistas fazem pose na escadaria de entrada do palácio do museu


O Museu de Arte da Bahia, pertencente à Fundação Cultural do Estado, fica no Corredor da Vitória (Avenida Sete de Setembro, 2340)  e funciona de terça a sexta-feira, das 14 as 19h, e aos sábados e domingos, das 14h30 às 18h30. O ingresso custa R$ 5. Fonte: Secom-Ba. Fotos: salvadoremumdia/Silvia Maria Nascimento.

Nenhum comentário: