terça-feira, 20 de março de 2012

Salvador continua como sede de prova de automobilismo

Geração de empregos, atração de visitantes e mídia espontânea para divulgar os atrativos da cidade são os ganhos que a capital baiana terá com a manutenção, por mais seis anos, de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Stock Car. O termo de compromisso foi assinado nesta terça-feira, 20, pelo diretor-geral da Vicar (entidade organizadora do evento), Maurício Slaviero, em encontro com o governador Jaques Wagner e representantes do trade turístico do estado. O contrato prevê a realização de mais cinco provas do GP Bahia, de 2013 a 2018, no circuito de rua Ayrton Senna, localizado no Centro Administrativo.  A Temporada 2012 de Stock Car começa no próximo domingo, 25, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Pelo calendário, a prova de Salvador acontecerá no último domingo do mês de agosto, 26.

 O circuito do CAB tem 2.724 m. Em 2011 a prova foi vencida pelo piloto Thiago Camilo,  da equipe Ipiranga Racing. O Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi implantado no primeiro governo de Antônio Carlos Magalhães, em 1972. Os prédios das secretarias, do Centro de Exposições (1974) e da Igreja (1975) foram projetados pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Dr. Lelé). O traçado viário é de autoria de Lúcio Costa. O complexo, que reúne a maioria das secretarias e órgãos estaduais, fica a cerca de 15 km do centro da cidade, às margens da Avenida Luiz Vianna Filho (Paralela). Entre as atrações de interesse turístico do local está o painel do Palácio Luis Eduardo Magalhães, sede da Assembleia Legislativa. De autoria do artista plástico Carlos Bastos, o painel é uma alegoria cujo tema é a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece todo dia 1º de janeiro na praia da Boa Viagem, Península de Itapagipe. Nos barcos, o artista representou personagens importantes da história e das artes na Bahia. O mural original data de 1973, mas foi destruído em um incêndio ocorrido em 1978. Em 1993, o artista refez a obra.
Os presidentes do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, e da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABav-BA), Pedro Galvão, disseram que o GP Bahia de Stock Car fortalece a imagem do destino e incrementa em até 20% na ocupação hoteleira da cidade. De acordo com a Vicar, somente o circo da Stock Car é responsável pela atração de mais de 5 mil visitantes a Salvador.

Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o evento é um excelente custo-benefício para Salvador. “É gerada uma mídia espontânea importante, temos imagens da Bahia projetadas nacional e internacionalmente e ganhamos também com mais turistas nos hotéis, bares e restaurantes, além da geração de 3 mil postos de trabalho temporários”, disse.

“Todos os pilotos, equipes e patrocinadores esperam o ano inteiro para participar do GP Bahia. Pelos números a que temos acesso, a prova movimenta R$ 20 milhões, os hotéis ficam lotados, sem contar com a visibilidade”, afirmou o diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero. Fonte: Setur-BaLeia mais sobre o calendário 2012 da Copa Caixa de Stock Car.


Nenhum comentário: