quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bahia e Salvador concorrem a prêmio mundial de turismo

Já estão abertas, pela internet, as votações do 19º World Travel Awards (WTA), prêmio mundial considerado o Oscar do turismo, que vai escolher os melhores da indústria turística em cada continente para o ano de 2012. A Bahia concorre ao título de melhor destino da América do Sul, com Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires (Argentina), Ilha de Páscoa (Chile), Galápagos (Equador), Lima (Peru), Machu Picchu (Peru) e Santiago (Chile). Salvador também está presente na competição. O Fiesta Bahia Hotel & Convention (Itaigara) foi indicado na categoria Meetings & Conference Centre (centro de convenções) e o Pestana Convento do Carmo (Centro Histórico), na categoria Business Hotel.


No geral, o Brasil (que levou 12 prêmios WTA South America em 2011) foi indicado ao South America WTA 2012 de melhor destino, porto de cruzeiros turísticos, aeroporto, operadora de turismo, culinária, hotel, resort, centro de eventos e congressos e até na categoria trem, com a Great Brazil Express, primeira companhia que opera viagens turísticas em trem de luxo, que concorre ao South America's Leading Luxury Train.  Nesta fase, que é uma espécie de semifinal, o Brasil disputa apenas com países da América do Sul. Além da Bahia, Rio e São Paulo, os estados de Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Amazonas tem representantes indicados e concorrendo. Os vencedores mundiais só serão conhecidos em dezembro.

Além das categorias já citadas, a Bahia concorre aos títulos de melhor hotel de praia: Vila Naiá, Praia de Corumbau (Prado); resort para a família: Tivoli Ecoresort Praia do Forte (Litoral Norte);  resort para a prática de golfe: Club Med Trancoso (Porto Seguro) e Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba (Una); destino de ecoturismo: Arquipélago de Abrolhos (extremo sul); green hotel: Kiaroa (Maraú) e Tivoli Ecoresort Praia do Forte (Litoral Norte) e  melhor spa resort: Ecoresort & Thalasso SPA Hotel Praia do Forte (Litoral Norte).
O World Travel Awards foi lançado em 1993 com o objetivo de incentivar a indústria de viagem e turismo  mundial na busca pela excelência e como reconhecimento a esse processo. Este ano, comemora 19 edições já reconhecido como o mais alto prêmio que um produto de viagens pode receber. Os organizadores explicam que os votos são enviados por 217 mil profissionais de mais de cinco mil organizações de turismo de 162 países. Os indicados passam à votação regional que ocorre durante todo o ano, e recebem inspeção de especialistas do ramo de viagens e turismo. Desde  2009, a votação foi aberta ao público que viaja.

De acordo com Graham E. Cooke, fundador e presidente do WTA, a expectativa é grande. O número de organizações participantes aumentou cerca de 17 % em relação ao ano passado. "Nestes tempos de austeridade econômica global, a capacidade de identificar os produtos de viagens de qualidade continua a ser fundamental para viajantes de negócios e de consumo. Ganhar um World Travel Award é o selo de uma marca de excelência, razão pela qual o nosso programa de 2012 atraiu um número recorde de candidatos ".

Os organizadores anunciaram que a entrega dos prêmios mundiais será no dia 12 de dezembro de 2012, em Nova Deli, Índia. No entanto, os concorrentes ainda serão escolhidos em nível regional e premiados de acordo com o seu continente. A cerimônia para os vencedores entre os concorrentes das Américas e Caribe está marcada para 14 de setembro nas ilhas Turks e Caicos (território Britânico localizado no Mar do Caribe). A votação geral termina em 21 de setembro, mas os votos para os concorrentes da América do Sul só podem ser dados até 24 de agosto.
No ano passado, a Bahia deu ao Brasil o primeiro lugar no World Travel Awards South America na categoria  Leading Green Hotels, com o Kiaroa Eco Resort, localizado na Península de Maraú, a 180 km de Salvador. Já Salvador,  ficou em primeiro lugar no Brasil na categoria Leading Boutique Hotel, com o Zank, localizado no bairro do Rio Vermelho. No total, em 2011, o Brasil levou 12 prêmios entre os melhores da América do Sul.
Veja os vencedores brasileiros do World Travel Awards América do Sul em 2011:

South America's Leading Airline -TAM Airlines
South America's Leading Airport Hotel - Marriott Sao Paulo Airport
South America's Leading Beach - Copacabana, Rio de Janeiro
South America's Leading Business Hotel - InterContinental Rio,
South America's Leading Cruise Port - Porto do Rio de Janeiro
South America's Leading Destination - Rio de Janeiro
South America's Leading Green Hotel - Kiaroa Eco-Luxury Resort, Brazil
South America's Leading Hotel - Copacabana Palace
South America's  L Meetings & Conference Centre - Riocentro
South America's Leading Spa Resort - Casa Grande Hotel Resort & Spa
South America's L Sports Tourism Destination - Brasil
South America's Leading Travel Agency - Discover Brazil

Os primeiros lugares no Brasil em 2011:

Leading Boutique Hotel - Zank Boutique Hotel (Salvador-BA)
Leading Business Hotel - Grand Hyatt Sao Paulo
Leading Golf Resort - Hotel Do Frade & Golf Resort
Leading Hotel - InterContinental Rio
Leading Resort - Sheraton Rio Hotel & Resort
Leading Spa Resort -Kurotel Longevity Center and Spa


 (Silvia Maria Nascimento, blog Salvador em um dia)

Nenhum comentário: