segunda-feira, 23 de abril de 2012

Carro produzido na Bahia teve lançamento mundial no farol

Gramado no bairro turístico recebeu o palco da apresentação do veículo global 
O Farol da Barra, um entre os pontos de visita obrigatória ao turista em Salvador, foi o palco, domingo, 22, da apresentação ao público baiano da versão Titanium 2.0 Flex do novo Ecosport, carro desenvolvido no Centro de Engenharia da Ford, localizado em Camaçari (Bahia). O lançamento em Salvador foi simultâneo ao do Salão do Automóvel, de Beijing, na China. O evento também se destaca por ter sido o primeiro lançamento mundial de um veículo produzido no Brasil e o Ecosport ostenta agora o título de primeiro carro global criado na América do Sul. A festa contou com show de Carlinhos Brown e Timbalada, do grupo Mameto e da beleza do por-do-sol atrás do Farol da Barra, um dos espetáculos da cidade.

Além de um grande público, o lançamento contou com a presença do governador Jaques Wagner, do presidente da Ford no Brasil e no Mercosul, Marcos de Oliveira, e de altos executivos da montadora norte-americana. A nova versão do utilitário esportivo brasileiro tem status de carro global, será vendido em mais de 100 países e, além de Camaçari, será produzido também na Tailândia, Índia e China. Para o governador do estado, o veículo agrega valor ao trabalhador e ao engenheiro baianos. “A Ford em Camaçari não é somente uma fábrica, mas um dos oito centros de desenvolvimento da empresa no mundo, com mais de mil engenheiros e, para mim, é motivo de orgulho ver a Ford acreditando na inteligência baiana”, afirmou.

Música baiana no lançamento de um carro baiano (Fotos: Alberto Coutinho/Secom)   

Para o presidente da Ford no Brasil e no Mercosul, Marcos de Oliveira, a fábrica em Camaçari é estratégica para a empresa. “Nós temos uma operação com capacidade de 250 mil veículos por ano, estamos expandindo nossa fábrica para termos uma produção de 300 mil. Estamos também iniciando a construção de uma fábrica de motores na Bahia, a primeira no Nordeste brasileiro”.

Oliveira disse que a empresa está agregando conteúdo não só para a Ford, mas para a indústria automobilística no Nordeste, o que faz com que seja uma operação de longo prazo. “Este carro está sendo lançado simultaneamente no Salão do Automóvel de Beijing, na China, e mostra o talento, o potencial e o conhecimento da engenharia brasileira para todo o mundo”, reconhece o executivo da Ford.

Nenhum comentário: