quarta-feira, 25 de abril de 2012

Homenagem a Luiz Gonzaga no Palacete das Artes


Museu Rodin Bahia abre exposição em homenagem ao Rei do Baião

O cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912-1989) será homenageado em Salvador pelo seu centenário. As comemorações acontecem no Palacete das Artes Museu Rodin Bahia, no bairro da Graça, onde será aberta nesta quarta-feira, 25, a exposição O Imaginário do Rei: Visões do Universo de Luiz Gonzaga. Além da beleza do ambiente externo e interno do palacete, o público é presenteado com uma ampla expografia sobre Gonzagão, vista sob o olhar de artistas brasileiros, via pinturas, xilogravuras, esculturas, objetos, tapeçarias, vestuário, discos e DVD’s. Durante os dias da exposição serão exibidos continuamente quatro importantes filmes sobre o Rei do Baião: "Viva São João!", de Andrucha Waddington, "O milagre de Santa Luzia", de Sergio Roizenblit, "O homem que engarrafava nuvens", de Lírio Ferreira, e "Luiz Gonzaga: A luz dos sertões", de Rosa Maria.

O evento será aberto às 19 horas, com a mesa-redonda Luiz Gonzaga: A Reinvenção do Nordeste, da qual participam o poeta baiano Carlos Capinam,  o biógrafo de Gonzagão Paulo Wanderley, o fotógrafo Gustavo Moura, e o secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, com a mediação do consultor de arte Armando Almeida. Será na Sala de Arte Contemporânea do Museu Rodin Bahia. A exposição vai até 10 de junho, de terça a domingo, das 10 às 18h, com entrada gratuita. A atividade faz parte do programa elaborado pelo Palacete das Artes e Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.




Mas as homenagens não acontecem somente na Bahia. Em Recife, até o ex-Beatle Paul McCartney se rendeu ao Rei do Baião. No segundo show realizado na capital pernambucana, o músico inglês, que integrou a banda mais famosa do planeta, suprpreendeu a platéia de cerca de 30 mil pessoas com um "Salve a terra de Luiz Gonzaga" em português. Para os pernambucanos, 2012 foi instituído como o Ano Cultural Luiz Gonzaga, com uma série de atividades para comemorar o filho ilustre. Gonzagão nasceu no dia 13 de Dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, terras do barão de Exu, interior de Pernambuco.

O segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus foi foi batizado como Luiz (por ser o dia de Santa Luzia) Gonzaga (por sugestão do vigário) Nascimento (por ter nascido em dezembro, também mês de nascimento de Jesus Cristo). Em 1936, Gonzaga aprendeu a tocar sanfona de 120 baixos em Minas Gerais, quando servia ao Exército. Para treinar, adquiriu uma sanfona de 48 baixos e aproveitava as folgas para tocar em festas. Ao dar baixa das Forças Armadas, foi para o Rio de Janeiro onde começou a carreira musical. Em 1941 gravou o primeiro disco, mas como sanfoneiro de uma dupla de cantores. Luiz Gonzaga faleceu no dia 2 de Agosto de 1989, em Recife. Na cidade de Exu, no mesmo ano, foi inaugurado o Museu do Gonzagão. Leia mais sobre o Rei do Baião.

Nenhum comentário: