domingo, 15 de abril de 2012

Igreja do Rosário dos Pretos é reaberta após restauração


Igreja do Rosário destaca-se no Largo do Pelourinho (Fotos: Carol García/Secom)
Uma missa solene, assistida por fiéis e turistas, neste domingo, 15, marcou a reabertura da Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo, conhecida popularmente como Igreja do Rosário dos Pretos. A celebração foi precedida de uma procissão capitaneada pelos membros da Irmandade à qual pertence a igreja, desde o bairro do Santo Antônio Além do Carmo até o Largo do Pelourinho (Praça José de Alencar), onde o  templo, construído por escravos, destaca-se dos demais prédios históricos. Tombado como Patrimônio do Brasil pelo Iphan/MinC desde 1938, o prédio religioso do Rosário dos Pretos é considerado de notável mérito arquitetônico e foi construído, em suas horas vagas, por escravos e ex-escravos, a partir de 1704 ao longo de quase 100 anos.

Fiéis celebram a reabertura após dois anos de obras de restauração

O templo estava fechado há dois anos, durante os quais foi realizada a restauração tanto da parte estrutural quanto dos objetos religiosos. Em seu interior há relíquias, como os azulejos que revestem todas as paredes internas, incluindo nave, subcoro e capela mor A coleção é considerada uma das mais significativas do país, apenas superada, na Bahia, pelo conjunto de azulejos da Igreja do Convento de São Francisco (Largo do Cruzeiro, Terreiro de Jesus). Os temas são voltados para a vida de São Domingos e da Virgem Maria. De acordo com o professor português José Meco, os azulejos da Igreja do Rosário foram decorados pelo artista português Francisco Gonçalves da Costa, na Fábrica do Rato, em Portugal.

Senhora da Venerável Ordem Terceira do Rosário posa ao lado dos azulejos históricos

Integrante da irmandade, Juarez Jones Silva, 33 anos, resumiu o sentimento pela reabertura do templo: “voltamos à nossa casa e agora podemos demonstrar ainda mais a nossa devoção e fé. Estamos felizes”.
Outra importante igreja histórica de Salvador também foi reaberta, a do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro do Comércio. De acordo com o Governo do Estado, nas duas obras, foram investidos R$ 7,86 milhões do Prodetur 2 (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Ministério do Turismo, via Setur, com recursos do Banco do Nordeste (BNB) e contrapartida do Tesouro do Estado da Bahia.

Nave da Igreja do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia
O chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Turismo, João Carlos, informou que a restauração de igrejas faz parte da requalificação do Centro Histórico de Salvador (CHS). No total já foram investidos cerca de R$ 20 milhões para recuperar o Palácio Rio Branco, igrejas do Rosário dos Pretos, do Pilar e do Boqueirão, e a Casa das Sete Mortes, os quatro últimos, bens culturais da Bahia tombados como Patrimônios Nacionais, através do Iphan/MinC. (Fonte: Secom-BA. Fotos:Carol Garcia / Secom.)

Nenhum comentário: