segunda-feira, 23 de abril de 2012

Inauguração de novo terminal do porto prevista para 2013


Avenida da França (Comércio) e os galpões do porto (Foto: Carol Garcia/Secom)

A construção de um novo terminal de passageiros no Porto de Salvador finalmente saiu do papel e começou nesta segunda-feira, 23. O anúncio do início das obras foi feito pelo presidente da Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças. A obra faz parte do conjunto de ações ligadas ao PAC Copa de 2014, deve durar 13 meses e a expectativa é realizar a inauguração do equipamento em 13 de maio de 2013, como parte das comemorações pelo centenário do porto da cidade.



O projeto foi concebido em conjunto pela Codeba e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões um e dois, que ficam mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. Eles serão demolidos para dar lugar a um moderno centro de recepção e entretenimento para turistas.

De acordo com José Rebouças, o terminal será todo refrigerado, com check-in, chek-out, local para despacho de bagagem, para espera de embarque, projetado de acordo com os padrões internacionais, áreas para Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e outros equipamentos para um setor portuário moderno e confortável. Um dos pontos de destaque é a vista da Baía de Todos os Santos.

Aproveitando a beleza da vista panorâmica, o terminal ganhará uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. Além disso, haverá centro gastronômico e de lazer e um estacionamento para táxi, carros, vans e ônibus de passeio. "Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade. Haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França terá acesso a bela vista", comemora Rebouças. "O porto vai ser integrado à área urbana de Salvador, o que não existia. Há ainda um ganho econômico, com perspectiva de valorização e atração de negócios."

O Porto de Salvador destaca-se por ter a maior movimentação de turistas do Nordeste e a maior fora do eixo Rio-São Paulo. Na temporada 2011/2012, recebeu 260 mil passageiros de navios de cruzeiro. A construção do novo terminal em Salvador tem investimento de R$ 30,2 milhões e faz parte de um conjunto de reformas e obras que serão realizadas pela Secretaria de Portos em sete portos do Brasil, com um total de R$ 898,9 milhões em investimentos.

O início da obra foi autorizado pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que assinou ordem de serviço no último dia 19, em Brasília. Ainda segundo rebouças, "nos primeiros dias ainda não é possível ver intervenções físicas, nem movimentação de máquinas no local, mas o processo de contratação, planejamento e preparação da obra começou", garante ele.


Nenhum comentário: