sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jardim de Alah é escolhido como sede das Fifa Fan Fests


A localização foi um dos fatores para a escolha do Jardim de Alah


Divulgado oficialmente pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa), o Jardim de Alah será sede dos Fifa Fan Fests em Salvador, durante a Copa do Mundo de 2014. A escolha do local foi uma decisão conjunta, que contou com a participação de todos os membros envolvidos na preparação da cidade para o megaevento: a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL), a Prefeitura do Salvador e o governo do Estado.

O FIFA Fan Fest surgiu originalmente em 2002, durante o torneio na Coréia do Sul. Na ocasião, era apenas um evento de apoio, pequeno, destinado a animar os torcedores que não conseguiram lugar nos estádios. Na Copa da Alemanha, porém, o projeto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas se reuniram diante de telões instalados em doze cidades do país. Resultado tão satisfatório estimulou a FIFA a internacionalizar o evento em 2010 (Copa da África do Sul). Além das nove cidades do país-sede da Copa (Cidade do Cabo, Durban, Mangaung/Bloemfontein, Johannesburgo, Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, Nelspruit, Polokwane, Rustemburgo e Tshwane/Pretória), seis metrópoles mundiais receberam o International Fifa Fan Fest. Desta lista exclusiva fizeram parte o Rio de Janeiro, Roma, Paris, Berlim, Sydney e Cidade do México.
O processo de decisão sobre qual seria o melhor espaço para acolher o o local para exibição oficial da Copa em Salvador se deu durante quatro meses, contemplando reuniões, orientação do organizador e visitas in loco acompanhadas por toda a equipe da Prefeitura e do Governo. Como ocorre em todas as Copas, a cidade-sede indica locais que são avaliados pela Fifa e pelo COL e, em conjunto, a decisão é tomada. Desde o princípio, a Prefeitura do Salvador apostou na Orla da capital como sendo o local ideal, visto que retrata as belezas naturais de Salvador. O governo do Estado chegou a defender a realização do evento no Parque de Exposições, sugestão que, posteriormente, foi descartada.

A escolha do Jardim de Alah obedeceu a critérios como localização adequada e emblemática para a sede: facilidade de acesso, tamanho adequado; disponibilidade durante todo o torneio, permissão para as atividades comerciais, distância suficiente do estádio oficial acessível a todos, facilidade de evacuação e segurança. "A decisão foi feita em comum acordo e estamos felizes com ela. Agora é continuar trabalhando e preparar o espaço para que os Fifa Fan Fests em Salvador tenham excelente estrutura", afirma Leonel Leal, gestor do Escritório Municipal da Copa (Ecopa). Fonte: PMS.

Veja aqui mais fotos e informações sobre o Jardim de Alah.


Nenhum comentário: