sexta-feira, 27 de abril de 2012

Museus do estado terão novos horários de funcionamento


Palacete das Artes e escultura de Auguste Rodin, na Graça
A partir do próximo dia 2 de maio os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) passam a funcionar obrigatoriamente aos domingos e feriados e terão novos horários de visitação. Nos museus de Salvador, o turno da manhã (das 9 às 12h) será destinado às escolas, que deverão agendar a visitação junto às unidades. Para o público e turistas, a visitação será no turno da tarde. Os novos horários foram estabelecidos pela portaria nº 127, publicada no Diário Oficial de quarta, 25, unificando o funcionamento e alinhando a programação para este ano. Devido ao feriado do Dia do Trabalho, os museus  terão suas atividades suspensas na próxima terça, 1º de maio.



Os museus de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA), de Arte da Bahia (MAB), o Palacete das Artes Rodin Bahia e o Palácio da Aclamação passam a funcionar de terça a sexta, das 13 às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h. Os museus Tempostal, o Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Solar Ferrão ficam abertos à visitação de terça a sexta, das 12 às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12 às 17h. O Parque Histórico Castro Alves, unidade situada em Cabaceiras do Paraguaçu, receberá visitantes de terça a sexta, das 9 às 12h e das 14 às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 9 às 14h. Nos museus da capital, o turno da manhã (9 às 12h) será destinado ao atendimento a escolas, em visitas agendadas.

A portaria estabelece que os museus não funcionarão no Dia de Confraternização Universal (1° de janeiro), Carnaval, Sexta-Feira da Paixão, Dia do Trabalho (1º de maio), São João (24 de junho), Independência da Bahia (2 de julho), Independência do Brasil (7 de setembro), Dia do Funcionário Público, Natal e Ano Novo. Às segunda-feiras. os museus fecham para limpeza e manutenção. Por estarem situados no circuito das festas, os museus localizados no Pelourinho não abrirão no dia 4 de dezembro (Festa de Santa Bárbara) e o Museu de Arte Moderna da Bahia não funcionará no dia 8 de dezembro (Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia) e na 2ª quinta-feira de janeiro (Lavagem do Bonfim). (Fonte: Secom-BA. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: