quinta-feira, 26 de abril de 2012

Neojiba promove última apresentação do Festival de Páscoa


Neojiba no concerto realizado na Igreja de S. Francisco

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia comanda, neste sábado, 28, a última apresentação da série que levou concertos de música erudita para igrejas do Centro Histórico de Salvador durante o mês de abril. Sob a regência do maestro e diretor do Neojiba, Ricardo Castro, a orquestra fará um concerto especial apenas com obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Como convidado especial, o violinista alemão Markus Däunert executará o Quarteto em Sol Menor ao lado de instrumentistas da Juvenil da Bahia e de Ricardo Castro, ao piano. Em seguida, ele se junta à Orquestra Juvenil da Bahia como spalla, apresentando o Concerto para piano nº 21, também com o diretor do Neojiba ao piano. A Orquestra encerra o programa com a famosa Sinfonia nº 40 de Mozart. O espetáculo começa às 17h, com entrada franca, mas a entrada será limitada à capacidade total do templo. Chegue cedo para garantir lugar.


O Festival de Páscoa teve como proposta contribuir com as ações de revitalização do Centro Antigo, através de concertos abertos ao público. Nas três primeiras apresentações, o público total somou cerca de mil espectadores e o festival recebeu grandes convidados, como o violista americano Richard Young, o violinista e professor da UFBA, Alexandre Casado, o regente e ex-diretor da Escola de Música da UFBA, Horst Schwebel, dentre outros.
                                                                                         
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Neojiba tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, trata-se do primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado "El Sistema", programa venezuelano criado há 35 anos. O diretor, fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia, beneficiando diretamente mais de 600 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. O projeto também dá apoio pedagógico a projetos orquestrais do interior do estado, em cidades como Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, entre outras.

O evento combina música clássica e o ambiente da arte sacra de Salvador

Saiba mais sobre a igreja matriz da cidade da Bahia. Localizada no Terreiro de Jesus, o acesso pode ser feito pela Praça da Sé, para onde dá a fachada lateral do templo, ou pelo Largo do Pelourinho, pra quem chega ao Centro Histórico via Baixa dos Sapateiros.

Praça da Sé e a lateral da Catedral Basílica ao fundo (foto: silvianasci)

A Catedral Basílica de Salvador é um monumento barroco dos mais importantes do centro histórico da capital baiana. Destacam-se nela a obra de talha dos altares e o antigo órgão que fica em seu mezanino. A igreja foi erguida, no Terreiro de Jesus, para ser o templo do Colégio Jesuíta, ainda no século XVI, fora dos muros da cidade. Coube a Mem de Sá a construção de um templo em alvenaria. Sua consagração deu-se em 1572. Os sinos vieram de Portugal em 1581 e sua conclusão data de 1585.

A catedral é também a matriz da paróquia da Transfiguração do Senhor, da qual fazem parte as igrejas históricas de São Domingos e São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus), São Francisco (Largo do Cruzeiro de São Francisco), a famosa igreja de ouro vista nas fotos deste post, Ordem Terceira de São Francisco (localizada ao lado da Igreja de São Francisco), Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (Rua da Misericórdia, que liga as praças da Sé e Municipal) e a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Rua da Ajuda, logo após a Praça Castro Alves), todas de valor histórico inestimável, onde se pode apreciar a arte sacra em sua magnitude.

A Diocese de São Salvador da Bahia, a mais antiga do Brasil, foi criada a 25 de fevereiro de 1551 pelo Papa Júlio III. A 16 de novembro de 1676, foi elevada pelo Papa Inocêncio XI à condição de Arquidiocese e Sede Metropolitana. D. Pedro Fernandes Sardinha (1551-1556) foi o primeiro bispo e o atual, D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasi, é o 27º. (Fotos: Tatiana Golsman/Neojiba/divulgação e Silvia Maria Nascimento/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: