segunda-feira, 30 de abril de 2012

Salão de turismo terá "Jorge Amado" e maquete da Bahia


O I Salão Baiano de Turismo, de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções da Bahia (bairro de Armação), em Salvador, lembrará o centenário de nascimento de Jorge Amado. A obra do escritor baiano, nascido em Itabuna em 1912, será exibida em uma exposição fotográfica dos personagens dos livros de Amado interpretados por artistas e personalidades da Bahia. Outra atração será a maquete do mapa do estado, com as suas principais atrações culturais, religiosas e festivas.


Em seis seis painéis, os fãs poderão ver a cantora Daniela Mercury como Tieta (livro Tieta do Agreste, 1977), a atriz e cantora Emanuelle Araújo como Gabriela e o maestro Letieres Leite como o turco Nacib (livro Gabriela Cravo e Canela, 1958). O poeta José Carlos Capinam aparece como Quincas Berro D’Água (livro A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água, 1961) e a jornalista Rita Batista,  apresentadora da rede de TV Band, incorpora Tereza Batista (do livro Tereza Batista Cansada de Guerra, 1972). As fotos foram feitas em 2011 para os 25 anos da Fundação Casa de Jorge Amado.

Já a maquete de 125 metros quadrados do mapa da Bahia mostrará ao participante o universo do turismo e da cultura do estado. O equipamento foi produzido pelo artista e maquetista Geraldo Suerdieck e pesa cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço. "A maquete contará com elementos que retratam a cultura e a história da Bahia. Será possível ter-se uma ideia das regiões baianas, o que elas produzem e suas zonas turísticas; é uma ferramenta excelente", destaca Suerdieck.

A Bahia possui 28 destinos principais em  13 zonas turísticas. De acordo com o artista, andando sobre a maquete, o visitante lembrará pontos turísticos como o Cemitério Bizantino (Mucugê, Chapada Diamantina), o Monte Pascoal (Porto Seguro, Costa do Descobrimento), Pelourinho, o Farol de Itapuã (Salvador), a Barragem de Paulo Afonso, o Raso da Catarina, o Parque Eólico, o Castelo Garcia D’Ávila (Praia do Forte), as baleias de Abrolhos, os campos de golfe, dentre outros temas.

De acordo com a Bahiatursa, a cultura será representada na maquete pela capoeira, maculelê, Lavagem do Bonfim, São João, trio elétrico, samba de roda, reisado e bumba-meu-boi. O turismo religioso será representado por 40 igrejas, como a catedral de Nossa Senhora das Grotas (Juazeiro), Nossa Senhora dos Passos (Lençóis), Igreja do Carmo (Cachoeira), a Igreja Octogonal de São Francisco do Conde, Conceição da Praia (Salvador) e Bom Jesus da Lapa. (Fonte: Bahiatursa).

Nenhum comentário: