sábado, 28 de abril de 2012

Show gratuito no domingo pelo aniversário do Olodum


Trabalho social: escola de percussão forma futuros integrantes da banda


Salvador está em festa. Famosos e queridos pelos turistas, a banda e bloco percussivo Olodum vai comemorar 33 anos de fundação com um show gratuito neste domingo, 29, a partir das 16h, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho. O Olodum é responsável pela difusão mundial do ritmo samba-reggae, mas também é conhecido em Salvador por suas lições de cidadania. O grupo cultural e bloco de carnaval surgiu de uma reunião de moradores da comunidade do Pelourinho em 25 de abril de 1979.

No show de domingo, os atuais músicos do Olodum vão receber ex-integrantes como Tonho Matéria, Marquinhos Marques, René Veneno e Wesley Bonfim, para cantar sucessos das mais de três décadas de trajetória. Ao mesmo tempo, será lançado o DVD gravado no Festival de Músicas e Artes do Olodum (Femadum), em 2010.


Escola do Olodum vista do hostel
O público terá, ainda, oportunidade de relembrar fatos da história do grupo, como os sucessos antigos do LP (vinil) Egito Madagascar, o primeiro disco de samba-reggae do mundo, gravado há 25 anos; a inauguração da Casa Olodum; o tour da banda pela Europa, em 1992; e os 20 anos do desfile no carnaval de Nothing Hill Gate, em Londres (Inglaterra).

A banda viveu o auge musical na década de 90, quando emplacou um sucesso atrás do outro, período de sucesso internacional que o levou a ser escolhido para participar de trabalhos com artistas como Paul Simon, com quem gravou no Central Park, em Nova York, e Michael Jackson, no famoso clipe gravado que teve o Largo do Pelourinho como cenário.

O Olodum mantém suas raízes e ainda hoje é uma organização representativa da cultura baiana. Além disso, é responsável por promover ações visando o desenvolvimento social e cultural de milhares de pessoas da sua comunidade.

Como nem tudo em Salvador é samba-reggae, há alternativas de show no Centro Histórico neste fim de semana. Quem preferir a música clássica, terá duas boas opções gratuitas: neste sábado, 28, às 17h, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojiba), interpretando Mozart (leia aqui); ou, no domingo, 29, às 17h, na Igreja de São Francisco (Largo do Cruzeiro), o concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia, interpretando Bach em comemoração aos 30 anos de fundação (leia mais aqui).

Para os que gostam de um forró de raiz, a sugestão é ir, na próxima semana, 5 de maio, ao espetáculo Baião de Nóis, no Teatro Castro Alves (Campo Grande), em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. O ingresso será trocado na bilheteria do teatro por um quilo de arroz e outro de feijão, destinados às famílias carentes que sofrem com a seca no estado. Leia mais sobre este show aqui.

(Fonte: Bahiatursa. Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: