terça-feira, 29 de maio de 2012

Blogs de viagem ganham associação e terão código de ética


Já temos uma associação. A Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV), primeira entidade oficial da categoria na América Latina, lançou-se nesta terça-feira, 29, com a assinatura dos principais blogs de viagem brasileiros na web, fundada por nove blogs que, juntos, somam uma audiência de 2,6 milhões de pageviews e 1,1 milhão de visitas únicas por mês. "Queremos criar condições para que o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem ocorra de maneira ética e transparente entre blogueiros e empresas e entre blogueiros e leitores. Buscamos a qualidade e a veracidade das informações compartilhadas como princípios básicos", informa a presidente da entidade, a jornalista Sílvia Oliveira, do blog Matraqueando.

A Associação busca o fortalecimento dos blogs de viagem como principal fonte de informação para quem quer viajar. O estatuto defende a necessidade de estabelecer princípios que determinem a conduta ética e profissional destes sites. Com o aumento significativo do número de blogs de viagem e sua influência na tomada de decisão do leitor, a ABBV ajuda a construir parâmetros de profissionalização. A ABBV nasce com um Código de Ética que orienta, entre outros temas, que os blogueiros devem indicar com clareza ao leitor quando as informações publicadas em um post ou em uma matéria têm vínculo com alguma empresa - seja através de uma ação de blog marketing, seja através de uma viagem patrocinada. Os blogs que integram a ABBV poderão ser identificados por leitores e empresas através de um selo exibido obrigatoriamente na home e na página de expediente ou contato do blog. "O selo é uma garantia de que o blog faz parte da associação e atua de acordo com os parâmetros fixados no Código de Ética", afirma Sílvia. Fonte: ABBV

A diretoria (biênio 2012/2014) é formada por Silvia Oliveira (Matraqueando, presidente), Lucia Malla (Uma Malla Pelo Mundo, vice), Marcie Grynblat Pellicano (Abrindo o Bico), Marcio Nel Cimatti (A Janela Laranja), Elisa Araujo (Viaje na Viagem), Frederico Marvila (Sundaycooks), Ricardo Freire (Viaje na Viagem) e Natalie Soares Ruano (Sundaycooks), Mariana Berutto (Conexão Paris), Janaína Calaça (Jeguiando) e Sut-Mie Guibert (Viajando com Pimpolhos).

Nenhum comentário: