segunda-feira, 28 de maio de 2012

Moradores do Santo Antônio mudam a festa do bairro


Os moradores do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, conseguiram diminuir o número de dias da festa profana que acontece de forma paralela à festa religiosa do padroeiro. A partir deste ano em vez de 13 a festa de largo terá apenas cinco dias. A celebração religiosa  não sofrerá mudanças. A quantidade de barracas também foi reduzida de mais de 100, conforme cálculo dos moradores, para apenas 40. A festa vai acontecer de 9 a 13 de junho, com horário de encerramento das atividades sonoras à meia noite, conforme ficou decidido em reunião na sede do Ministério Público, em Nazaré, com a participação da representante da Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Salvador.

"Estamos muito satisfeitos com as mudanças", comemorou Segisfredo Melo, membro da comissão de moradores. Segundo ele, foram anos de insatisfação da comunidade com o modo como o evento de Santo Antônio vinha sendo feito. Diversas reuniões aconteceram desde que eles recorreram à Ouvidoria da CMS, que realizou audiências públicas para discutir o tema. Na manhã do dia 23 de maio, em reunião ocorrida na antiga sede do Ministério Público Estadual (MP-BA), em Nazaré, sob a mediação da promotora de Justiça do Meio Ambiente, Ana Luzia Santana, foram definidos os novos parâmetros.


O encontro contou com a participação da ouvidora-geral, vereadora Olívia Santana, do subsecretário municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Emerson Palmeira, do coordenador do Escritório de Revitalização do Centro Antigo e secretário municipal da Reparação (Semur), Ailton Ferreira, e do major Marcos José Nunes, da Polícia Militar (PM-BA). Na avaliação de Olívia Santana, as mudanças representam "uma grande vitória da comunidade. Fizemos diversas reuniões com esta comissão, no bairro, na Ouvidoria, nos órgãos públicos e finalmente eles podem comemorar o êxito do esforço conjunto feito nos últimos meses. A nova festa do Santo Antônio é uma vitória da cidadania. É o fim do tormento e a devolução da alegria ao bairro", destacou.

A organização da festa será assumida pela Sesp, que se comprometeu a formatar os festejos nos moldes demandados pela comunidade. O subsecretário Emerson Palmeira explicou que o órgão estava atendendo ao pleito de uma associação que julgava representar o bairro. "Diante do conflito levado até nós pela Ouvidoria da Câmara e da oposição da maioria dos moradores, cabe a nós entrar em cena e disciplinar a festa", pontuou.

As festas de Santo Antônio, no dia 13, e de São João, na noite de 23 para 24 de junho, são as mais populares das festas juninas entre os baianos. A de Santo Antônio é celebrada com a famosa trezena, em algumas casas e instituições, ela é cantada. As famílias se reúnem em torno de um altar arrumado em suas casas, rezam e festejam o Santo com lanches de iguarias regionais como bolos, cuscuz, mingaus, chocolate quente, amendoim cozido, sucos de frutas do Nordeste, entre outras. O último dia é o mais comemorado. Nas paróquias - Santo Antônio Além do Carmo e Santo Antônio da Barra, há trezena e missas. No Forte de Santo Antônio da Barra (onde está o famoso Farol), a trezena para o padroeiro é cantada por corais convidados e aberta ao público. Outro Santo Antônio tradicional é rezado no bairro do Candeal pela família do músico Carlinhos Brown.

Nenhum comentário: