domingo, 6 de maio de 2012

Palácio da Aclamação abre portas para semana de museus

O Aclamação é um dos poucos museus-residência do Brasil
Vem aí a 10ª Semana de Museus, evento nacional que vai de 14 a 20 de maio, com intensa programação cultural em todo o país. Em Salvador, o evento terá a participação da comunidade em exposições, na 2ª Feira de Museus da Bahia, mesa redonda no Palácio da Aclamação, que reabre as portas ao público da bela residência governamental, sobre o tema Museus, Cidades e Memórias, visitas mediadas, palestras, debates, lançamentos de livros, exibições de filmes, narração de histórias e apresentações musicais, também nos espaços do Solar Ferrão e do Palacete das Artes Rodin Bahia. O público poderá participar gratuitamente da maioria dos eventos. Veja a programação a seguir.


No Palácio da Aclamação, localizado no Passeio Público, próximo ao Campo Grande, acontecerá a oficina Papéis Criativos (de 16 a 18 de maio). Os participantes vão aprender a técnica de papelamento e criar objetos inspirados no patrimônio cultural pertencente ao museu. As inscrições vão até 14 de maio. Mais informações pelo telefone (71) 3117-6147.

No Solar Ferrão, localizado no Centro Histórico, serão promovidas Visitas Sonoras, com a etnomusicóloga Emília Biancardi (14,16 e 18 de maio), e as Tardes de Improviso, com alunos, amigos e familiares de Walter Smetak, (15, 17 e 19 de maio), quando o público poderá tocar as réplicas e conhecer os sons produzidos pelos instrumentos criados por Smetak - O Alquimista do Som. Inscrições até o dia 10 de maio. Mais informações pelo telefone (71) 3116-6740.

Já no Palacete das Artes Rodin Bahia, localizado no bairro da Graça, no dia 15 de maio, acontece a oficina Memórias no Palacete; no dia 16a oficina Re-lendo Rodin e a oficina de escultura; no dia 17, a oficina de teatro Ritos, Sentidos e Memórias, para o público da 3ª idade; e nos dias 18 e 19, a oficina de Construção de Instrumentos Musicais. Para os forrozeiros, nos dias 19 e 20, haverá oficina de Forró Pé de Serra, com repertório do mestre Luiz Gonzaga. Inscrições até o dia 10 de maio pelo telefone (71) 3117-6986. (Fonte: Diretoria de Museus - Dimus/Ipac)

Nenhum comentário: