quarta-feira, 13 de junho de 2012

Artista barrado na Espanha realiza exposição como protesto

Artista brasileiro impedido de entrar na Espanha protesta com arte

O artista Menelaw Sete, que foi detido no aeroporto de Madrid, na Espanha, quando fazia uma conexão para Milão, na Itália, para participar de um evento, definiu uma outra forma de protesto para denunciar o ocorrido. Ilustrações através das quais ele "conta" o que lhe aconteceu estarão expostas no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, Centro Histórico) até esta quarta-feira, 13, das 9h às 17h. De acordo com o artista, cujo nome verdadeiro é Jorge do Nascimento Ramos, as ilustrações, feiotas durante as horas em que passou detido, revelam "momentos de tensão, agonia e humilhação" em Barajas.


As gravuras foram feitas a caneta em papel de caderno (Foto: Rodrigo Soares/CMS)


A exposição é composta por 38 trabalhos elaborados com caneta esferográfica em papel usado para folha de caderno. Nas ilustrações ele também retrata um grupo de pessoas de nacionalidade diferentes também detidas no setor de imigração da capital da Espanha.

Menelaw Sete, elogiado por críticos como o Picasso brasileiro, seguia para Milão, na Itália para participar de uma exposição e esteve na Espanha onde ocorreu a conexão de voo. Ainda na Europa, desta vez na Suíça, ele iria homenagear conterrâneos famosos como Jorge Amado, Irmã Dulce e Mãe Menininha do Gantois em um painel intitulado "Bahia que eu nasci". De volta ao Brasil, o artista realizou um protesto em frente ao consulado da Espanha, em Salvador, exigindo retratação pública ao cônsul Jacobo González-Arnao Campos pelo ocorrido. (Fonte: Ascom-CMS. Foto: Rodrigo Soares/CMS)

Nenhum comentário: