terça-feira, 12 de junho de 2012

Arquitetura de Salvador é tema de novo guia turístico


O guia apresenta roteiro para conhecer Salvador e Recôncavo pela arquitetura

O patrimônio edificado do Centro Antigo de Salvador (CAS) e cidades do Recôncavo Baiano já conta com um guia com o lançamento do livro Salvador e a Baía de Todos-os-Santos lançado esta semana, no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. O guia tem mais de 700 páginas e é escrito em três idiomas (espanhol, português e inglês). De acordo com o Governo do Estado, quatro mil exemplares foram editados e impressos na Espanha, já que a publicação é resultado de uma parceria da Bahia através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, com o Ministério das Cidades e Junta de Andaluzia (Espanha).

A coordenadora geral do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, Beatriz Lima, esclarece que o guia contribui para a preservação da história da arquitetura na Bahia. "Com o desenvolvimento dos trabalhos constatamos que não era possível falar de Salvador sem falar do Recôncavo. Não é um guia apenas turístico, tem um conteúdo muito forte, que foi todo produzido pelos professores da Faculdade de Arquitetura da Ufba (Universidade Federal da Bahia)".


O belo ambiente do salão nobre do Palácio da Aclamação foi o cenário do evento

O conteúdo apresenta a história e a cultura presentes nos elementos arquitetônicos, além de roteiros e homenagens a diversas personalidades, entre elas, Dorival Caymmi e Jorge Amado. Em 2008, um guia, nos mesmos moldes, contemplou a capital maranhense, São Luis. Na opinião de um dos coordenadores da Junta na Cooperação Internacional com o Brasil, Fernando Carrascal Calle, "na Espanha, ouvimos falar muito bem de Salvador e tínhamos que vir aqui fazer esta cooperação. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Ficou perfeito em nosso modo de ver".

O lançamento foi uma prévia do ‘Seminário Internacional Brasil - Junta de Andaluzia: Estratégias de Reabilitação Urbana e Edilícia, Gestão, Habitação e Projeto’, que acontece até quarta-feira, 13, também no Palácio da Aclamação. O seminário é uma oportunidade para trocar experiências entre Brasil e Espanha no que diz respeito à reabilitação de espaços arquitetônicos. O cônsul geral da Espanha em Salvador, Jacobo Gozales Arnao Campos participou do lançamento do guia. (Fonte: Secom/Bahia. Fotos: Bruno Ricci/Secom)

Nenhum comentário: