sábado, 23 de junho de 2012

Saveiro Sombra da Lua agora pertence aos brasileiros


(Foto: reprodução g1/Associação Viva Saveiro)


Essa é uma notícia que li no site G1 Bahia, que gostaria de compartilhar aqui no blog, porque está entre os temas que mais me encantam: não só o tipo de embarcação, mas os nomes que a ela são dados. Os saveiros, barcos utilizados para o abastecimento de mercadorias entre Salvador e cidades do Recôncavo Baiano (as que ficam em torno da Baía de Todos os Santos) desde sempre enfeitam com suas velas (ou longos mastros) a paisagem do bairro do Comércio, na Cidade Baixa, em Salvador.

Pierre Verger, Cravo Neto e outros famosos fotógrafos e fotojornalistas que também se encantaram por sua imagem, souberam muito bem imortalizar estas belas embarcações. Na época em que suas carcaças começaram a servir de base para a construção de escunas (barcos que atualmente fazem roteiros de turismo e lazer entre a baía, a Ilha de Itaparica e as ilhas da baía), por volta do anos 70 do século XX, houve protesto geral porque temia-se o desaparecimento dos saveiros. Uma associação atualmente cuida de sua história. Leiam a nota do G1 e sigam o link para saber mais.
"O tombamento do saveiro de vela de içar Sombra da Lua, uma das mais antigas embarcações a vela da Bahia, foi homologado pelo Ministério da Cultura, após solicitação feita em dezembro de 2010. Com a nova portaria, publicada na terça-feira (19), o saveiro passa ao status de Patrimônio Nacional e deverá ser conservado e restaurado apenas com peças originais.
Roberto Bezerra, um dos cinco donos do barco, comemora o tombamento e explica a importância dos saveiros na história do transporte marítimo da Bahia. "Nós só podemos dizer que agora esse barco, repleto de histórias e cheio de cultura, é de todos os brasileiros", diz." (Fonte: G1 Bahia )

Nenhum comentário: