segunda-feira, 16 de julho de 2012

Basílica da Conceição passará por reformas no telhado




O Instituto do Patrimônio Artístico Nacional na Bahia  (Iphan -BA) assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 800 mil para restaurar o telhado e o forro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio, em Salvador. De acordo com o superintendente estadual Carlos Amorim,  "trata-se de uma obra estruturante muito importante que significa o inicio do conjunto de intervenções a serem realizadas na Basílica".


O templo data de 1623 é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. É dedicado à padroeira do estado e ponto de partida de grandes cortejos festivos, como o do Senhor Bom Jesus dos Navegantes (1º de janeiro), Conceição da Praia (8 de dezembro), Santa Luzia (13 de dezembro) e lavagem do Bonfim (segundo domingo de janeiro). A basílica é tombada pelo Iphan desde 1938. As pedras de mármore que compõem a fachada foram trazidas de Portugal e a edificação deve-se ao primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. O seu forro, de autoria de José Joaquim da Rocha, é considerado o mais importante do barroco brasileiro.




Já a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, localizada na Ladeira do Pelourinho, Centro Histórico, passará por uma segunda etapa de restauração. (IPHAN-BA) assinou a ordem de serviço para inicio das obras da Igreja,  e localizada no Centro Histórico de Salvador, ladeira do Pelourinho. Foram liberados cerca de R$ 500 mil para finalizar a reforma da Igreja do Rosário dos Pretos, construída no século XVIII. A primeira parte da restauração foi coordenada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), gestão estadual. 


Erguida pelos escravos, há 326 anos, a Igreja abriga uma das primeiras irmandades de negros criadas no Brasil e está entre as mais famosas da capital baiana. Uma das tradições celebradas nesse templo é a festa em louvor a Santa Bárbara, ocorrida em 4 de dezembro. Após mais de dois anos de reforma, a igreja de arquitetura neoclássica, rococó e barroca foi reaberta há três meses, mas ainda necessita passar por outros reparos. (Fonte: Ascom-Iphan-Bahia. Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: