quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Afródromo ganha visibilidade e prefeito discute projeto


Parece que o prefeito de Salvador tem pressa. Depois de receber os representantes da Liga dos blocos Afro e o músico Carlinhos Brown na terça-feira, já na quarta-feira, 23, estava reunido com os secretários das áreas responsáveis pelo Carnaval de Salvador para discutir a viabilização do novo circuito - o Afródromo - para 2013. "A proposta é excelente e, apesar do curto tempo, vamos reunir todos os esforços para a sua realização, assegurar o sucesso, concretizando mais uma ação reparatória e de valorização da cultura afro-baiana", destacou João Henrique.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), João Bernardo Cunha Neto, mais cauteloso, afirmou que é preciso estabelecer parcerias institucionais com outras entidades administrativas e de fiscalização, como o governo da Bahia (secretarias de Segurança Pública e de Cultura), Conselho do Carnaval, Marinha, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de outros órgãos fiscalizadores. Ele também propõe incluir investimentos privados no projeto.

Jonga Cunha, que também é músico, radialista e já foi empresário artístico, destacou que o Afródromo terá que captar patrocinadores próprios, uma vez que os contratos de patrocínio dos três atuais circuitos - Dodô (orla), Osmar (centro antigo) e (Batatinha (centro histórico) não poderão ser modificados nem os valores alterados para inclusão de novas cotas. "Por isso é preciso que o projeto tenha seus próprios investidores, ao menos este ano. Além disso, precisamos traçar um diálogo com os investidores oficiais, para explicar do que se trata o projeto", concluiu.

Outros aspectos dizem respeito à logística e infraestrutura, como viabilidade de trânsito, abastecimento de transportes coletivos, serviços de iluminação, fiscalização, limpeza e saúde. O titular da Secretaria de Planejamento, Gestão e Tecnologia (Seplag), Oscimar Torres, afirmou que será necessário rever os critérios de contratação de pessoal no Carnaval e de aquisição e disponibilização de materiais e equipamentos, para a promoção dos serviços municipais no Afródromo.

O Afródromo vai ocupar a Avenida da França (onde fica o Porto de Salvador), num circuito de 2,5 km, na região entre o Mercado Modelo e a Feira de São Joaquim, durante três dias de Carnaval. O espaço contará com infraestrutura de arquibancadas gratuitas, com capacidade para 20 mil foliões, praça de alimentação, espaços do reggae e do samba, iluminação especial e projeções de imagens nas paredes da porto de Salvador, prevê o projeto.

A região, para quem ainda não conhece Salvador, no bairro do Comércio, abriga cartões-postais consagrados, como a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja da Conceição da Praia. A expectativa é que o novo circuito atraia 200 mil pessoas por dia e gere 25 mil empregos, desenvolvendo a economia da região. (Com informações da Secom Salvador)

Nenhum comentário: