segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Acontece em Salvador

Depois de muito esperar e serem deixados no ponto por outros dois veículos...
Em uma cidade onde os governantes conseguem erguer um estádio de futebol em menos de um ano - o anel de cobertura da Arena Fonte Nova já está em seu lugar - ainda presenciamos cenas como a que vi nesta segunda-feira, 10, na orla do bairro da Pituba, capital baiana. No ponto da Praça Wilson Lins (onde antes existia o Clube Português), um ônibus da empresa Ondina simplesmente deixou um senhor e um jovem em uma cadeira de rodas no ponto, ignorando a presença dos mesmos, seguindo sua viagem após o embarque dos demais passageiros.

finalmente os passageiros com necessidades especiais, ajudados pelo motorista
Foi por volta das 11h40 que os dois chegaram ao ponto para esperar o transporte. O primeiro solicitado foi um ônibus de uma empresa de Lauro de Freitas. Com toda a boa vontade, o motorista encostou o veículo o mais próximo possível do passeio e o cobrador foi manejar a porta e rampa adaptada. Mas, apesar de quatro tentativas, não houve jeito do equipamento funcionar direito. Constrangido, o cobrador pediu desculpas, o homem que acompanhava o cadeirante entendeu e o ônibus seguiu viagem sem eles. Veio o coletivo da empresa Ondina. Parou no ponto e abriu a porta traseira.

embarcaram neste ônibus da empresa Rio Vermelho e seguiram sua viagem.

Apesar da presença do cadeirante e das diversas vezes em que o senhor que o acompanhava ter chamado o cobrador, nem ele, nem o motorista deram atenção. Quando o ônibus partiu, o senhor ainda movimentou a cadeira de rodas para a frente, achando que ele iria parar adiante, mas não foi o que aconteceu, deixando a todos muito indignados. O terceiro veículo solicitado - este aí da foto, da empresa Rio Vermelho - parou e o próprio motorista manejou a rampa de acesso para que o jovem cadeirante entrasse e seguisse viagem.

O Salvador em um dia é um blog de turismo e não temos a intenção de, a toda hora, ao convidar um visitante a vir à nossa casa, ficar mostrando ou dizendo que a sala está arrumada, mas a cozinha está cheia de pratos e o quintal sujo. No entanto, há fatos que não podem passar em branco. Mobilidade é tema dos dois próximos grandes eventos esportivos - Copa do Mundo FIFA 2014 e Copa das Confederações 2013 - e cita-se bastante o que será e o que pode ser feito. Aí está, em Salvador, algo que já existe: ônibus adaptados. Resta, agora, que as pessoas se conscientizem; se não, do direito alheio de ir e vir, que, pelo menos, tenham mais respeito por quem tem necessidades especiais e precisa do transporte coletivo.

Visite o site da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e pesquise as empresas, linhas e horários dos ônibus na capital baiana, tarifas e pontos de táxi, telefones de atendimento ao usuário, entre outras informações.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: