terça-feira, 11 de setembro de 2012

Documentário Tropicália teve pré-estreia em São Paulo

Depoimentos e imagens inéditas dos ícones baianos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Tom Zé e Glauber Rocha estão no documentário "Tropicália", sobre a irreverência musical da Bahia que tanto transgrediu as regras vigentes nos anos 60 e que ganhou reconhecimento no mundo. O filme chega aos cinemas das capitais brasileiras na próxima sexta-feira, 14 de setembro, nas principais capitais do país, informa a Bahiatursa, que apoiou a realização por divulgar a imagem da Bahia.

A pré-estreia nesta segunda-feira, 10, em São Paulo, contou com a presença do secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que acompanhou com o público paulista a primeira exibição da película no Brasil. O documentário já recebeu indicações para prêmios no exterior. "Apoiamos esse tipo de iniciativa porque a cultura é algo inerente ao turismo baiano, está em toda parte, afirmou o secretário e presidente da Bahiatursa, órgão oficial de turismo.


O Tropicalismo influenciou gerações. “A Bahia é um destino também inventado no imaginário popular por esses artistas. Começou com Jorge Amado e Dorival Caymmi, depois reaparece num segundo grande momento cultural do Estado”, completa Leonelli.

Domingos Leonelli e o diretor Marcelo Machado (Foto: Bahiatursa/divulgação)
O documentário tem direção de Marcelo Machado. Em São Paulo, a equipe se apresentou ao público, inclusive os estrangeiros Vaughn Glover e Maurice James, que tiveram a ideia original na qual é baseado o trabalho. Nesta quarta-feira, dia 12, será a vez dos cariocas conhecerem o trabalho de Machado, com exibição no shopping Fashion Mall, Rio de Janeiro.

Tropicália mostra como surgiu o movimento musical e cultural através de imagens de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, entre outros. O relato emocionante também apresenta momentos marcantes, como o encontro dos baianos com o grupo Os Mutantes e a ida de Caetano e Gil para o exílio. (Fonte e fotos: Bahiatursa)

Nenhum comentário: