terça-feira, 11 de setembro de 2012

Primavera está perto e tem festival de flores no centro antigo

(Foto: flickr/silvianasci/simno)

 "A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega." (Cecília Meireles, 1901-1964)

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro (Hemisfério Sul) e as programações e eventos alusivos à estação já estão pipocando pela capital baiana. Além do início da feira de artesanato do Jardim dos Namorados, programado para o próximo fim de semana, em outros pontos da cidade será possível encontrar feiras de flores e plantas, como as que acontecem no Campo Grande (centro antigo) e nos shoppings.



O Shopping Piedade, localizado no bairro dos Barris, paralelo à Avenida 7 de Setembro (Centro Histórico) promove um Festival de flores a partir desta segunda-feira, 10, até o dia  29 de setembro. É  a terceira edição do evento. A exposição com muitas variedades de espécies de flores e plantas ornamentais e exóticas, também conta com sete oficinas, como as de Bonsai, de Orquídeas e de Arranjos Florais. A organizadora do evento, Ana Cristina Simões Pinto, tem  expectativa que as vendas este ano sejam 30% maior que a edição de 2011. O evento acontece na Praça do Coração, Piso L2 e a exposição fica aberta nos horários de funcionamento do shopping.

Igreja da Piedade


Jardim da Piedade com igreja ao fundo


Detalhe do prédio do Gabinete Português de Leitura


Vista da cúpula do Mosteiro de São Bento

Nas imediações do Shopping Piedade há muitas atrações turísticas para quem visita Salvador. Gosto muito do prédio do Gabinete Português de Leitura (único do estilo arquitetônico quinhentista Manoelino, um dos dois únicos do Brasil (o outro fica no Rio de Janeiro), as igrejas de São Pedro e da Piedade, e o próprio jardim da praça. A região tem comércio popular e seguindo pela Avenida 7 chega-se ao Largo de São Bento. Ao meio dia, o visitante pode descansar no interior do mosteiro beneditino ouvindo a música entoada pelo coral de monges. É uma celelbração religiosa (orações cantadas, os salmos) mas extremamente relaxante como uma pausa durante um passeio de caminhada pelo centro antigo da cidade. Recomendo.

Nenhum comentário: