quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Prado, no extremo sul da Bahia, realiza festival do camarão



Faz algum tempo que fui conhecer Prado. Não creio que a cidadezinha do extremo sul da Bahia tenha mudado. Deve continuar simpática, agradável, com mar revolto, vento constante, mas belíssimas paisagens de praia. Reza a lenda que o navegador português Pedro Álvares Cabral tenha chegado à uma de suas praias e desembarcado ali, pela primeira vez, depois de encontrar as terras que hoje formam o Brasil.

Quando conheci a cidade, tive o prazer de fazê-lo durante um festival gastronômico de pratos sensacionais. Para quem quiser ter a mesma experiência que tive, a hora é esta. O município localizado na Costa das Baleias realiza até 21 de outubro, o 7º Festival Gastronômico de Prado. De acordo com a Bahiatursa, empresa oficial de turismo da Bahia, o evento ganha um foco cultural, social e ecológico, e terá shows e apresentações folclóricas nesta edição cujo tema é "O camarão nosso de cada dia". Imperdível!



Taisa Santos, da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis e Pousadas (Aprohpe), conta que o festival que foi criado cpara atrair turistas no período de baixa estação. Este ano, segundo ela, participam 13 estabelecimentos a mais que em 2011. Também aumentou a participação da comunidade, afirma. "No primeiro dia do evento (terça-feira, 9), a cidade já estava lotada", comemora.

Ao todo, 44 estabelecimentos participam do evento, sendo quatro da praia de Cumuruxatiba e dois na praia de Guaratiba. Em alguns, os pratos foram batizados em homenagem ao escritor Jorge Amado, como o "Gabriela", feito com camarões deitados no mousse de aipim. Para os fãs das massas, há pizza com strogonoff de filé de camarão com molho, champignon, tomate seco e catupiry, ou um Linguine com creme de camarão servido com mini lasanha de berinjela e brusqueta de gorgonzola.
Confira a programação completa no site do festival. (Com informações da Bahiatursa)

Serviço
Como chegar: Prado fica a 785 km de Salvador. Siga pela BR- 324, sentido Feira de Santana, depois pela BR-101 no sentido sul, passando por Gandu, Itabuna, Eunapólis e Itamaraju, e em seguida pela BA- 489 até Prado.

De ônibus: Até Porto Seguro pela empresa Águia Branca (tel. 55 71 4004 1010). De Porto Seguro, pela  Empresa Expresso Brasileiro (tel. 55 73 3288 3650) até Prado. 

Via aérea: de avião até Porto Seguro (que fica a 213 km de Prado) e dali seguir até o município com um traslado fretado, ônibus de linha ou carro alugado.

Nenhum comentário: