quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Esquadrilha da Fumaça faz show aéreo domingo em Salvador


Tucano durante a apresentação no Farol da Barra em 2011
A Base Aérea de Salvador, instalada na Bahia em 1942 pelos norte-americanos, completa 70 anos neste mês de novembro e para comemorar traz a Esquadrilha da Fumaça para uma apresentação no Farol da Barra,orla de Salvador, neste domingo, 11, a partir das 16h. Os aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) pousam na Base Aérea no sábado, 10, quando os portões serão abertos, das 9h às 17h, à população. Haverá exposição de aviões da Força Aérea Brasileira e de companhias comerciais do Brasil.

A última apresentação da esquadrilha em Salvador aconteceu em 2011, no Farol da Barra, quando a BASV apresentou aos baianos o novo avião de patrulha do 1º/7º GAV Esquadrão Orungan. Uma curiosidade sobre a implantação da Base Aérea, que inicialmente pertenceu ao distrito de Santo Amaro de Ipitanga, hoje município de Lauro de Freitas: o túnel de bambu que enfeita a entrada da cidade via aeroporto de Salvador, foi mandado plantar pelo primeiro comandante da base, depois que ela foi entregue pelos norte-americanos de volta ao Brasil.

Durante as comemorações, no sábado e no domingo, para atendimento ao público, será montada uma praça de alimentação, atendimento cívico social, área para crianças, estandes de auxílio para alistamento nas Forças Armadas, entre outras atrações. As comemorações pelos 70 anos da Base, completados neste mês de novembro de 2012, começaram segunda-feira passada, 5, com uma formatura militar, desfile de tropas, entrega de medalhas militares e do diploma de membro honorário da Força Aérea Brasileira. A apresentação conta com apoio do Governo do Estado.

Nenhum comentário: