terça-feira, 6 de novembro de 2012

Forte de São Marcelo: vem aí uma solução?


Forte de São Marcelo e a vista do centro antigo de Salvador
Uma boa notícia para o turismo em Salvador foi dada esta semana pelo Iphan. Fechado desde março de 2011, o Forte de São Marcelo, localizado na Baía de Todos-os-Santos, terá uma solução até o final deste ano. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu edital convidando a iniciativa privada a apresentar propostas de uso para o também chamado Forte do Mar. De acordo com o edital, a proposta deverá contemplar a manutenção do livre acesso público ao monumento, ainda que com horários disciplinados, assim como o desenvolvimento da cultura e do turismo. Poderão participar do  "Procedimento de Manifestação de Interesse qualquer pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, individualmente ou em grupo", indica o edital.

Até pouco tempo atrás, o forte recebia visitantes - com ingresso de R$ 10, que incluía o traslado em embarcação entre o terminal náutico e o monumento -  e estava sob a responsabilidade de uma associação de preservação de fortes militares antigos de Salvador. Antes disso, as propostas de uso do São Marcelo foram inúmeras, de museus a restaurantes de luxo. Uma delas, nos anos 70, indicava que o monumento seria pintado nas cores vermelho e preta, sob o patrocínio de uma empresa de refrigerantes, para homenagear um clube de futebol de outro estado. Protestos diversos impediram o inusitado uso.



O monumento tem uma história rica. Seu formato, quase redondo, foi inspirado no Forte de São Lourenço (ou do Bugio), localizado na foz do Rio Tejo, entre Lisboa e Oeiras. Serviu de prisão e dele teria fugido a nado o comandante farroupilha Bento Gonçalves (1788-1847). Participou do bombardeio de Salvador, na época do governo de JJ Seabra, e as balas de seus canhões derrubaram parte do palácio do Governo, o Rio Branco, na Praça Municipal. Durante anos, a população de Salvador marcou as horas através dos tiros de canhão do São Marcelo.

Os atuais interessados no forte devem apresentar, junto com a proposta de uso, projetos arquitetônicos, de restauração, comunicação visual, mobiliários, equipamentos, despesas com a conservação e manutenção do monumento. A propostas devem ser entregues na sede do Iphan em Salvador até 30/11/2012  O resultado final será divulgado em 21 de dezembro de 2012, através de publicação no site do Iphan (www.iphan.gov.br) e DOU (Diário Oficial da União), informa o edital.

Nenhum comentário: