sábado, 3 de novembro de 2012

Praça Castro Alves e suas atrações históricas e populares

Monumento ao poeta Castro Alves

Um olho na gravação, um olho em volta. Depois do trabalho, o passeio e as pessoas. A Praça Castro Alves não é das mais bonitas da cidade - muito asfalto, pouco verde - mas a vista do mar é fascinante. A Baía de Todos-os-Santos em toda a sua beleza e a Cidade Baixa/Comércio com suas principais atrações: monumento ao povo da Bahia, de Mário Cravo; a Bahia Marina e seus barquinhos; o Mercado Modelo de frente para o Forte de São Marcelo; as torres da igreja da Conceição da Praia - trazida, aos pedaços, de Portugal para a Bahia - o solar dos azulejos portugueses, ainda precisando de restauração, mas com a perspectiva de ser transformado em um hotel de luxo...

Monumento ao povo da Bahia, mercado e torres da igreja

A história da Castro Alves está muito ligada ao Carnaval. O espaço generoso, durante os carnavais antigos, era o ponto de encontro dos trios elétricos, antes de seguir para a Praça da Sé. Músicos e cantores se saudavam, faziam desafios musicais e duetos. Há uma proposta de restaurar a tradição. Uns trios paravam na virada do Edifício Sulacap, enquanto outros desciam para o meio da praça e haja música! Moraes Moreira, Novos Baianos, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor, Armandinho, Dodô&Osmar, Chiclete com Banana, Luís Caldas com Carlinhos Brown na percussão da banda Acordes Verdes, entre outros, já pararam ali. Caetano Veloso era fã da praça e brincava seu carnaval no local. E olhe que ele dançava muito. Foi na praça que Cid Guerreiro lançou "Ilariê", se não me engano com o nome do bloco Eva em lugar de "turma da..." no refrão, antes da música virar o hit da Xuxa. Na praça nasceu a Axé Music.

Do lado oposto ao do "poeta", Dodô e Osmar miram a praça do povo

Logo ao chegar, ao lado direito, há o busto "siamês" de Dodô e Osmar. Entende-se: para os baianos não eram duas pessoas - Antônio Adolfo Nascimento e Osmar Macedo, criadores do trio elétrico -  mas uma instituição. A estátua fica próxima à escadaria da Ladeira (ou passarela) do Couro. Pare e veja a variedade de sandálias e bolsas em couro cru. Já foram tema até de programa de moda. É estilo. Não desça para a Barroquinha ainda: deixe esta parte para a noite, porque no Espaço Cultural, onde antes era uma igreja, há noites de gafieira, com muita dança e ingresso baratinho, aos sábados.

Sandálias de couro: tradição do comércio da praça

Também na área da estátua "siamesa" está o espaço Cultural Unibanco. Antes foi o Cine Glauber Rocha e antes deste nome, o Cine Guarany, tradicional da Salvador antiga. Mais adiante, o antigo prédio onde funcionou o principal jornal impresso da cidade, A Tarde, está em reforma para transformar-se no Hotel Fasano. Os hóspedes serão privilegiados por uma vista deslumbrante da baía e da Ilha de Itaparica, lá longe. Imagine o pôr-do-sol em uma das suítes voltadas para o mar!

Palácio dos Esportes, antigo Hotel Plaza e mural de Carybé

Ainda na paisagem da Praça Castro Alves, pode-se avistar o antigo Hotel Plaza, já na Rua Chile. Foi palco de eventos importantes, abrigou hóspedes famosos, tinha um dos melhores restaurantes da região. Hoje está fechado, assim como a antiga loja O Adamastor, no térreo do mesmo prédio, que pertencia à família de Glauber Rocha. O mural de Carybé enfeita a vista, no edifício Bráulio Xavier. Era comum os prédios novos da cidade convidarem artistas a enfeitarem suas paredes com obras de arte. Este ficou preservado, mas a cidade ainda deve ao artista Juarez Paraíso a destruição - por representantes de uma igreja evangélica - do mural no antigo Cine Politeama. Os pastores não gostaram da obra que representava figuras do Candomblé. Mas isto é em outro bairro. Depois conto mais.

Espaço cultural da Barroquinha tem bailes de gafieira nas noites de sábado

Já compramos sandálias e bolsas de couro, olhamos a vista e relembramos o carnaval. Se estiver com tempo, fique para ver o pôr-do-sol. Caso contrário, siga adiante em direção à Rua Chile que termina na Praça Municipal. Outro sopro da brisa do mar, outro mirante e paisagem da baía, o tradicional Elevador Lacerda e mais uma série de monumentos para as suas fotos e deleite. Na praça há exibição de filmes gratuitos nos finais de tarde das quartas-feiras. Os palácios apresentam mostras de arte e o acarajé no local é delicioso. Há dois mirantes. Sente em uma das mesinhas da sorveteria Cubana e aprecie a vista tomando sorvete porque o calor quase nunca deixa Salvador. Daí, siga para o Centro Histórico, via Rua da Misericórdia e Praça da Sé. Bom passeio. Depois conto mais.

Um comentário:

Boia Paulista disse...

Oi, Sil. Tudo bem? :)

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie - Boia Paulista