terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Escultura de Jorge e Zélia será inaugurada no Rio Vermelho

Paisagem do Rio Vermelho ganha novo atrativo com a escultura de Tati Moreno

Depois de nove meses de espera, o Rio Vermelho finalmente ganha nesta quarta-feira, 19, a escultura em bronze representando o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai (com o cãozinho de estimação Fadul). A inauguração será às 19h, ao lado da Igreja de Santana.

A obra do artista plástico Tati Moreno (o mesmo que criou os orixás do Dique do Tororó), presta uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano, comemorado em 2012. Voltada para o mar, a obra em tamanho natural, representa Jorge e Zélia sentados em um banco de jardim. 

"Foram nove meses preparando esta obra, que, para mim, foi de uma responsabilidade muito grande e, acima de tudo, prazerosa. Foi um trabalho desgastante. Tive o cuidado de ouvir toda a família, os rostos foram escolhidos pela Paloma, mas consegui cumprir a meta que me foi dada. Sinto-me muito honrado por ajudar a devolver a Jorge Amado tudo que ele fez pela nossa terra e pelo bairro que ele tanto amava", afirma Tati Moreno.
 
O bairro foi escolhido nos anos 1960 pelo casal, que morava no Rio de Janeiro, para fixar residência em Salvador. Na famosa Casa do Rio Vermelho, tema de um dos livros de Zélia Gattai, Jorge e Zélia recebiam amigos do mundo todo, a exemplo do escritor chileno Pablo Neruda. Existe um projeto de transformar a residência em um memorial. No livro, Zélia conta como foi o processo de escolha do bairro, a construção da casa e episódios interessantes da vida da família Amado no Rio Vermelho.

O monumento será mantido pela Associação dos Moradores do Rio Vermelho (AMARV) e a inauguração conta com o apoio da Bahiatursa.

Nenhum comentário: