quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cartão postal de Salvador ganha novas cabines refrigeradas

Imagem clássica: monumento, casario da Conceição da Praia e Lacerda


O Elevador Lacerda, cartão postal e principal ascensor de ligação da Cidade Alta e Cidade Baixa na capital baiana, funcionará com duas cabines novas e refrigeradas a partir do dia 15 de janeiro. Notícia boa de final de ano, anunciada pela Prefeitura Municipal de Salvador às vésperas da mudança de prefeito.

De acordo com a PMS, o novo sistema "permitirá maior velocidade e segurança e contará com sensor nas portas. As novas cabines 1 e 2  terão refrigeração total, mais conforto, velocidade e segurança, além de sensor para a porta da cabine. Após a liberação do funcionamento destas duas primeiras, as de números 3 e 4 entrarão em fase de substituição. Cada cabine terá capacidade para o deslocamento de 26 pessoas por viagem."

O Lacerda - que recebeu este novo em homenagem ao seu construtor, o engenheiro Antônio de Lacerda -foi o primeiro elevador urbano do mundo e o mais alto, com seus 63 metros, na base da encosta da falha geológica de Salvador. Foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, ou seja, em 2013 completará 140 anos de funcionamento da ligação da Praça Municipal (Tomé de Souza), na parte alta, e Cayru, onde também estão o mercado Modelo e o Monumento ao Povo da Bahia, de Mário Cravo Jr, na parte baixa.

Ao longo de sua história, o ascensor sofreu algumas reformas: em 1930 ganhou a nova torre, com duas cabines e o atual estilo art déco; em 1961, foi entregue a total reforma mecânica; no início da década de 1980 houve uma revisão na estrutura de concreto e em 1997 foi feita a revisão deo maquinário elétrico e eletroeletrônico.

Mercado Modelo visto da Praça Municipal, do mirante ao lado do Lacerda

Vamos ao passeio: descendo do seu confortável ônibus de turismo, ou do buzu, e seguindo em direção à Praça Municipal, verá logo o Lacerda, entre o Palácio Rio Branco, de um lado, e o Palácio Tomé de Souza (em vidro e esquadrias, obra do arquiteto João Filgueiras Lima, Dr Lelé) do outro. À frente dele, na praça, fica o Paço Municipal, onde funciona a Câmara de Vereadores, e em suas instalações, a tradicional Sorveteria Cubana (prove um sorvete). Na parte alta, antes de desce, contemple uma das mais belas vistas da cidade Baixa. Espichando os olhos, pode ver até a Igreja do Bonfim!

Se o acesso for pela Cidade Baixa, terá o Mercado Modelo bem à frente para umas comprinhas ou, apenas, ver capoeira, comer um prato típico, conhecer parte do artesanato de Salvador, da Bahia e do Nordeste...Bom passeio!

O Lacerda aponta para o Forte São Marcelo na Baía de Todos-os-Santos

(Foto de abertura do post: Secom Salvador. Demais fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

Post anterior: Lavagem do Bonfim será na terceira semana de 2013

Nenhum comentário: