segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Criação de oceanário em Salvador entra em fase de estudo


O contrato para elaboração de estudos, pesquisas e projetos para implantação do Oceanário de Salvador foi assinado nesta segunda-feira (21) pelo secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e a empresa Prado Valladares Arquitetos Ltda., vencedora da licitação feita pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). A previsão é a de que os projetos preliminares para implantação do novo equipamento turístico fiquem prontos até o final de agosto.

As pesquisas e estudos vão definir a localização, assim como o modelo de oceanário a ser implantado na capital baiana e o possível impacto ambiental gerado pela construção do equipamento turístico. Durante esta fase também serão elaborados os projetos executivos de arquitetura e engenharia do oceanário e definidas as diretrizes para sua concessão, gestão, operação e manutenção.

De acordo com o secretário Domingos Leonelli, a ideia é que o equipamento seja mais que um aquário. “Lá devem ser desenvolvidas pesquisas também. O oceanário vai dar nova vida ao turismo na capital baiana e à Baía de Todos-os-Santos, que é a maior do Brasil. Acredito que este novo atrativo que começa a ser planejado prenda os turistas em Salvador por mais um dia, dando maior força ao turismo na cidade”, explicou o secretário.

Ainda segundo Leonelli, o investimento para implantação do oceanário será somado aos projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) – Bahia. O programa, que vai contar com o financiamento de US$ 84,7 milhões, aproximadamente R$ 170 milhões, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo principal o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural, na zona turística Baía de Todos-os-Santos. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: