domingo, 3 de fevereiro de 2013

Guias bilíngues atenderão turista estrangeiro no carnaval

Você turista, está preparado para vir ao Carnaval da Bahia e teme não ser entendido em seu idioma? Pois seus problemas acabaram. Os circuitos da folia em Salvador contarão com uma equipe de 600 monitores e guias para receber os visitantes em diversos pontos da festa. Os profissionais estarão na Barra, Ondina, Campo Grande, Avenida Sete, Pelourinho, além do aeroporto, rodoviária, porto e demais locais com grande circulação de visitantes. O melhor: você poderá encontrar guias que se comunicam não só em inglês e espanhol, mas em russo, mandarim, italiano, alemão, francês, croata, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Guias e monitores (Almir lá no fundo, de amarelo) iniciam a visita técnica

Acompanhei a visita técnica de um grupo deles, entre o Farol da Barra e Ondina (Circuito Dodô) neste sábado (2), antes de seguir para a festa de entrega do presente de Iemanjá, no Rio vermelho. Os 55 monitores e guias fizeram o trajeto no Salvador Bus, o ônibus turístico duplo deck da capital baiana, observando a localização dos camarotes e demais serviços. De acordo com um dos guias,  Almir Silva Lima, de 49 anos, 32 anos dedicados à atividade, saber onde estão os camarotes e os bancos 24 horas são as principais perguntas durante a festa.

Salvador Bus chegando à área de camarotes do Circuito Dodô, em Ondina

Gostei de conhecer por dentro o Salvador Bus. O ônibus, com duplo deck, tem capacidade para 67 passageiros, é climatizado na parte inferior (com uma visualização incrível nos janelões) e possibilita, na parte superior (aberta), uma visão em 360 graus do ponto turístico visitado. O passeio custa R$ 45, existem quatro roteiros e várias saídas dos pontos de embarque no Iguatemi e Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves), do Rio Vermelho (Hotel Pestana) e praia de Stella Maris, na orla da cidade. O passeio completo dura até quatro horas mas, se quiser, o turista pode descer em um dos locais das paradas de 15 minutos (Mercado Modelo é um deles) e pegar o ônibus seguinte, bastando manter a pulseirinha ticket, que vale para o dia inteiro.

Neste domingo (3), a visita aconteceu nos circuitos Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), o Programa Guias e Monitores do Carnaval também enviará profissionais para Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Caraíva, Praia do Forte e Imabassaí.

Por que escrevi em português, se estou me dirigindo a turistas estrangeiros? Lá no menu superior do blog há um tradutor em vários idiomas e aqui recebemos vizualizações dos Estados Unidos (a maioria, depois do Brasil), Rússia, Alemanha, Israel, Portugal, Taiwan, República Tcheca, Suécia e até da Argélia! Vocês todos são bem vindo! (Com informações da Setur. Fotos: Rita Barreto Setur)

Nenhum comentário: