quarta-feira, 13 de março de 2013

Afródromo entrou em discussão na Câmara de Vereadores

Carlinhos Brown rege o Coletivo Afródromo no Carnaval 2013


A Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador ouviu, na noite de terça-feira, 12, o artista plástico Alberto Pitta que foi ao Palácio do Paço Municipal para apresentar o projeto do Afródromo, a convite do vereador Edvaldo Brito (PTB). Durante uma hora, Pitta mostrou a história dos blocos afros através de tecidos e explicou a concepção do novo circuito.

Pelo projeto, criado com o apoio de cinco agremiações e do músico Carlinhos Brown, o circuito será circular, no bairro do Comércio, com arquibancada gratuita para 20 mil pessoas instalada na Avenida da França, onde acontecerá o desfile principal. A concentração ficará próxima ao Moinho Salvador e o retorno pela Avenida Estados Unidos.

O projeto está orçado em R$ 20 milhões que, segundo o artista, devem ser captados junto à iniciativa privada. Os patrocinadores estarão permanentemente projetados através de vídeos-cenários nas paredes da Codeba (Porto de Salvador). “O Afródromo será a recuperação das cores perdidas no Carnaval de Salvador, é a possibilidade de mudança, não uma mudança de paradigma, mas uma mudança para a dignidade”, declarou Pitta.

Pitta é o criador e dirigente do Cortejo Afro, um dos blocos mais famosos de Salvador que já atraiu para os desfiles durante o Carnaval convidados internacionais ilustres, como os cantores Bono Vox e Björk, e a top model Naomi Campbell.

De acordo com o presidente da Comissão de Reparação Edvaldo Britto, o tema ainda volta à pauta com mais dois convidados - o presidente do Olodum, João Jorge, e o presidente do Conselho do Carnaval, Pedro Costa - para depois ser apresentado em uma audiência pública que deve contar com a participação de Carlinhos Brown. Também participaram da reunião os vereadores Luiz Carlos Suica (PT), Sílvio Humberto Cunha (PSB) e Hilton Coelho (Psol), titulares do colegiado. (Fonte: CMS. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

Nenhum comentário: