quinta-feira, 7 de março de 2013

Cachoeira comemora 176 anos de emancipação

Centro histórico de Cachoeira (Foto: Rita Barreto/Setur)
Monumento Nacional desde 1971, quando foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o município de Cachoeira comemora 176 anos de emancipação no próximo dia 13 de março e promove intensa programação neste final de semana (9 a 10 de março), com apresentação dos tradicionais grupos de samba de roda e outras atrações musicais. Localizada no Recôncavo Baiano, a 109 quilômetros de Salvador, Cachoeira teve papel importante nas lutas pela independência da Bahia, fato que lhe rendeu o título de Cidade Histórica.

No sábado, 9, o público confere, a partir das 19h, a apresentação de diversas atrações como Filhos de Jorge, Jau, Samba da Vida e Brotou Samba. A programação de sábado também inclui grupos de samba de roda de Dona Dalva, Suerdieck, Filhos do Caquende e Samba da Esmola Cantada. Já no domingo, 10, a festa será comandada pelas bandas Harmonia do Samba e Seu Maxixe, a partir das 16h. Na quarta-feira, 13, data do aniversário do município, a comemoração tem início às 9h,  com programação cívica, na Praça da Aclamação. Durante o dia haverá ainda diversas atividades esportivas.

Ponte Dom Pedro II liga Cachoeira a São Félix (Foto: Rita Barreto/Setur)


História- Cachoeira é banhada pelo Rio Paraguaçu. Com importância histórica, e muita magia por conta do seu sincretismo religioso, o município é formado por casarios seculares e, atualmente, é um dos principais destinos do Turismo Étnico-afro do Estado. Entre seus principais atrativos estão a Ponte Dom Pedro II, construída em 1885, que liga a cidade ao município de São Félix, a Igreja Nossa Senhora D´Ajuda, a Fundação Hansen Bahia e o Convento São Francisco do Paraguaçu.

Programação

Sábado (9)
19h - Samba da Vida
21h - Brotou Samba
23h - Filhos de Jorge
1h - Jau

Domingo (10)
16h - Samba de Roda Filhos do Caquende
18h - Samba de Esmola Cantada
20h - Samba de Roda de Dona Dalva
22h - Grupo Seu Maxixe
24h - Harmonia do Samba

Quarta- feira (13)
9h - Solenidade cívica, reabertura do Campo da Manga e atividades esportivas

(Fonte: Setur Bahia)

Nenhum comentário: