terça-feira, 19 de março de 2013

Concertos darão toque clássico ao Festival Artes do Sagrado


silvianasci/blogsalvadoremumdia


Os fãs da música clássica também foram contemplados na programação da Semana Santa que acontecerá em Salvador, durante o Festival Artes do Sagrado. O evento, com o apoio da Bahiatursa, será realizado desta sexta-feira, 22 de março, até 1º de abril, em teatros, restaurantes, ruas do Centro Histórico e museus da capital baiana. Pelo menos quatro dias de programação foram destinados a concertos sinfônicos e apresentação de corais.

Com a coordenação musical dos maestros Dilton César e Ângelo Rafael, os concertos de orquestras e corais acontecerão na Igreja de São Francisco (Largo do Cruzeiro, Centro Histórico) e no Mosteiro de São Bento (Avenida Sete). Entre as peças mais aguardadas estão os clássicos Stabat Mater, de Giovanni Batista Pergolesi, com regência de Dilton, no dia 22 de março, e Messias, de Georg Friedrich Haendel, regido por Ângelo, no dia 25 de março, ambos os espetáculos no belo cenário de ouro da Igreja de São Francisco.

Para culminar a programação musical clássica do evento, nos dias 28 e 29 de março haverá apresentações de Canto Gregoriano no Mosteiro de São Bento. Em um templo histórico, de acústica privilegiada, as peças proporcionarão momentos relaxantes ao público que comparecer ao local.


Os prédios históricos que abrigarão a programação de música clássica do Festival Artes do Sagrado são dois dos principais ícones do turismo religioso da capital baiana. A Igreja de São Francisco (Largo do Cruzeiro, Centro Histórico), mais conhecida como a igreja de ouro, pela pintura do seu interior, é uma obra do barroco eleita em 2009 como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. O complexo do qual faz parte é composto de templo e convento, cujas obras foram iniciadas em 1587 (Século XVI) passando por reconstruções e reformas até 1797 (século XVIII). A pedra fundamental da atual igreja só foi lançada em 20 de dezembro de 1686.

Já a Basílica Arquiabacial de São Sebastião do Mosteiro de São Bento, no centro de Salvador (esquina da Avenida Sete com o Largo de São Bento) teve sua origem de uma capela construída por jesuítas logo após a fundação de Salvador (29 de março de 1549), no século XVI. O local ficava fora dos muros da cidade (que começava onde hoje é a Praça Castro Alves) e abrigava uma aldeia indígena, transferida dali em 1553 após um acordo entre o governador-geral Tomé de Sousa e o cacique da tribo. O traçado neoclássico original sofreu influências de vários estilos e tendências ao longo dos anos. (Fonte: Setur Bahia. Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

Serviço

O quê: Festival Artes do Sagrado
Quando: De 22 de março a 1º de abril
Onde: Salvador
Programação: Concertos e corais
22/03 - Stabat Mater, regência do maestro Dilton César. Local: Igreja de São Francisco. Horário: 18h
23/03 - Encontro de Corais (regência dos maestros Dilton César e Ângelo Rafael). Local: Igreja de São Francisco. Horário: 18h
25/03 - Messias, regência do maestro Ângelo Rafael. Local: Igreja de São Francisco. Horário: 18h
28/03 – Canto Gregoriano. Local: Mosteiro de São Bento. Horário: 18h
29/03 - Canto Gregoriano. Local: Mosteiro de São Bento. Horário: 15h

Nenhum comentário: