segunda-feira, 25 de março de 2013

Marco da fundação de Salvador começa a ser restaurado

Vista do Porto da Barra (Foto: silvianasci/salvadoremumdia)

O Marco de Fundação de Salvador, localizado no Porto da Barra, começou a ser restaurado na manhã desta segunda-feira, 25, como parte da programação do Festival da Cidade. Composto por uma estrutura vertical de mármore e por um painel de azulejos portugueses, o monumento passará por limpeza, substituição do sistema de iluminação e pintura (do monumento e entorno). A meta é entregar o monumento recuperado no domingo, 31, como um presente para a população da capital baiana, informa a prefeitura.

A prefeitura informa, ainda, que o restauro inicia o processo de recuperação de monumentos existentes em Salvador."Os monumentos de nossa cidade estão esquecidos e abandonados e nós temos o compromisso de mudar isso, porque, de tão sujos, cheios de mato e malcuidados, eles estão sendo esquecidos pelas pessoas", avaliou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. O gestor adiantou que buscará recursos privados para requalificar os monumentos. "Vamos parceirizar esse trabalho, convidando as empresas a adotar marcos da nossa história e da nossa cultura, recuperá-los e ajudar a prefeitura a mantê-los", declarou.

O Marco de Fundação de Salvador foi inaugurado no dia 29 de março de 1952 como parte das comemorações pelo aniversário de 403 anos de Salvador. Tanto a azulejaria quanto a estrutura vertical que traz uma reprodução da cruz que serviu de símbolo para a Coroa Portuguesa foram produzidas pelo mestre-escultor português João Fragoso, grande nome das artes do século passado falecido no ano de 2000. O marco foi instalado no Porto da Barra justamente, local onde se iniciou a cidade de Salvador.

Serviço

Confira parte da programação do Festival da Cidade, nesta segunda-feira, 25

O quê: Exposição Fotográfica Salvador: transformação urbana em sete décadas
Onde: Museu da Cidade no Largo do Pelourinho
Quando: até 27, das 9 às 17h

O quê: apresentações musicais
Onde: Estação da Lapa, Estação Iguaremi, Praça da Inglaterra, Terreiro de Jesus, Praça Municipal, Biblioteca dos Barris
Quando: nesta segunda, 25, às 17h

Onde: Igreja de São Francisco
Quando: nesta segunda, 25, às18h30

Onde: Praça Dodô e Osmar, Bonfim
Quando: nesta segunda, 27, às 20h

(Fonte: Agecom Salvador)

Nenhum comentário: