quinta-feira, 7 de março de 2013

Semana Santa com rota gastronômica em Salvador

Trilogia da Casa de Tereza estará entre os pratos da Rota Santos Sabores


Gastronomia e turismo andam de mãos dadas. Uma boa época para “saborear” Salvador é a Semana Santa. É quando os soteropolitanos reúnem a família em torno de uma mesa farta para provar os temperos passados através das gerações. As receitas, geralmente preparadas pelas matriarcas, são variadas entre peixes (moquecas, frigideiras e escabeche), especialmente o bacalhau, feijão de leite e as indispensáveis comidas de dendê (com exceção do xinxim de galinha, por causa da tradição de não se comer carne nesse período religioso).

Alguns restaurantes da cidade vão oferecer parte das delícias da mesa do baiano. “É uma época de fartura. Temos a cultura do jejum na Semana Santa, mas, também, a de abundância”, comenta a chef Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, um dos que participarão da Rota Gastronômica Santos Sabores que acontecerá na capital baiana e tem o apoio da Bahiatursa. O evento faz parte do Festival Artes do Sagrado, que terá 11 dias de programação cultural gratuita, entre 22 de março e 1º de abril.


O festival vai abranger restaurantes de toda a cidade. Quem estiver na área da Avenida Contorno contará com as opções do Ercolano, localizado na Bahia Marina, que terá uma criação do chef Zezinho, à base de camarão, especialmente para o festival, informa o gerente Carlos Ramos. Quem preferir o Centro Histórico poderá ir ao Maria Mata Mouro, no Pelourinho, cuja criação terá como base o peixe e arroz preparados pela chef Maria Edjan, informa a gerente Georgina Nunes.

Até o momento, também já confirmaram participação a Ki Mukeka (Pituba e Armação), Cantina da Lua (Terreiro de Jesus, Centro Histórico), Yemanjá e Plaza Gourmet (Praia de Armação), Casa Lisboa (Apipema), Opacá e Pereira (Barra), mas, até a Semana Santa, outros restaurantes farão parte da programação.

Entre as atividades gratuitas da programação da Semana Santa em Salvador, estão uma encenação do espetáculo épico A Paixão de Cristo, na Concha Acústica do Complexo Teatro Castro Alves; uma Feira de Arte, Antiguidades, Artesanato e Artigos Sacros; uma série de concertos sinfônicos e corais; além de exposições especiais em museus da cidade, que permanecerão em atividade durante todo o período do Festival Artes do Sagrado.

Serviço

Maria Mata Mouro (Pelourinho)
www.mariamatamouro.com.br
Reservas: (71) 3321-3929

Cantina da Lua (Terreiro de Jesus)
www.cantinadalua.com.br
Reservas: (71) 3321-6388

Plaza Gourmet (Armação)
Reservas: (71) 3418-3699

Yemanjá (Armação)
www.restauranteyemanja.com.br
Reservas: (71) 3461-9010

Opacá (Barra)
Reservas: (71) 3235-9292

Pereira Restaurante (Barra)
www.pereirarestaurante.com.br
Reservas: (71) 3264-6464

Kimukeka (Armação)
Reservas: (71) 3461-7333

Kimukeka (Pituba)
Reservas: (71) 3240-0192

Casa Lisboa (Jardim Apipema)
Rua Manuel Dias de Moraes, 35 (Jardim Apipema)
Reservas: (71) 3331-3841

Casa de Tereza (Rio Vermelho)
www.terezapaim.com.br
Reservas: (71) 3329-3016

Ercolano (Bahia Marina, Contorno)
www.ercolano.com.br
Reservas: (71) 3015-1650

Nenhum comentário: