terça-feira, 14 de maio de 2013

Terça é dia de música com Gerônimo na escadaria do Passo

Blog Salvador em um dia
Os 55 degraus da escadaria ocupados pelo público (Maurício Almeida/divulgação)

A ideia foi genial: uma escadaria famosa, cenário de filmes e clipes musicais, um ambiente histórico e ao mesmo tempo boêmio e música. Estou me referindo ao show Gerônimo na Escadaria, que acontece todas as terças-feiras, à noite, na Ladeira do Carmo (logo após o Pelourinho, pra situar quem está fora de Salvador e não conhece o lugar), no Centro Histórico da capital baiana.


O cantor e compositor Gerônimo - conhecido nacionalmente pelo sucesso É d'Oxum, da minissérie Tenda dos Milagres (Rede Globo, 1985) - realiza o projeto há dez anos, com o mínimo de apoio, ressalta. No espetáculo, abre janelas para todas as tendências musicais, canta "o que as pessoas querem ouvir", faz um passeio pelos sucessos da carreira e insere composições inéditas. O melhor: é gratuito. É só chegar, ocupar um lugar em um dos 55 degraus, com a histórica Igreja do Passo ao fundo e se deleitar com as canções.

Vamos a um pouco de história. Localizada no Centro Histórico, a meio caminho entre o Pelourinho e o Carmo, a escadaria liga duas ruas estreitas (Ladeira do Carmo e Rua do Passo) do Centro Histórico e leva até a portada da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo (fechada desde 2004). O ambiente foi o principal cenário do filme (Anselmo Duarte, 1962) e da minissérie de tevê (Rede Globo, 1988), O Pagador de Promessas. Com Leonardo Villar e Gloria Menezes, o filme foi eleito o melhor do ano de 1962 e levou a única Palma de Ouro de uma produção brasileira no Festival de Cinema de Cannes (França).

O Pagador de Promessas, 1962 (Foto: divulgação)
Não fosse a maravilha que é a música de Gerônimo, só aí já vale o passeio. Como o espetáculo acontece a partir das 20h até as 22h, às terças-feiras, chegue mais cedo um pouco e aproveite para visitar o Pelourinho e não deixe de tirar uma foto na portada da Igreja do Passo. Ela data do século XVIII (1737) e está fechada desde 2004, aguardando a recuperação. A porta da igreja e a escadaria de 55 degraus foram os elementos principais do filme de Anselmo Duarte.

Gerônimo diz que faz o show para o público e por isso não se esquiva de cantar as músicas de sucesso do seu repertório (que é bem amplo). A mais solicitada ainda é a da abertura da minissérie da Rede Globo. "Recomendo que o público assista Tenda dos Milagres, que é atualíssima com seus temas intolerância religiosa e preconceito racial. Ela mostra uma Bahia antiga com os mesmos elementos da Bahia de hoje", opina. A missérie foi baseada no livro de Jorge Amado (1912-2001). O filme O Pagador de Promessas foi baseado no livro de Dias Gomes (1922 - 1999).

Nenhum comentário: