sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ópera da Independência volta a ser encenada em Salvador

Foto: Fred Fan/Bahiatursa
O espetáculo também atrai pela beleza plástica e efeitos especiais

O espetáculo Dois de Julho – A Ópera da Independência volta a ser encenado no Terreiro de Jesus, `20h, nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6. A peça, que tem direção de Paulo Dourado e trilha sonora assinada e conduzida ao vivo pelo cantor Gerônimo, narra a atuação de índios, negros e mestiços na luta pela consolidação da Independência do Brasil e a vitória dos brasileiros em 2 de julho de 1823.

A peça foi encenada inicialmente no dia 2 de julho, no mesmo local. Para a nova apresentação, voltam ao palco, os 12 atores e oito bailarinos, além dos 60 figurantes que representaram o povo da Bahia. Eles se revezam para mostrar como, sob o comando do general Labatut, foram expulsos os portugueses liderados pelo brigadeiro Inácio Madeira de Melo e sua tropa, sob as ordens da Coroa Portuguesa, que resistiam à  Independência do Brasil, proclamada por D. Pedro I em 7 de setembro de 1822.

O ator Jackson Costa, interpretando o poeta Castro Alves, narra o espetáculo que conta ainda com Andrea Elia, no papel de Maria Quitéria, Cristiane Mendonça, vivendo a freira Joana Angélica, Narcival Rubens, como Madeira de Melo, além de Dody Só, Luis Pepeu, Urias Lima e Clara Paixão.

Foto: Fred Fan/Bahiatursa
Jackson Costa volta à cena como Castro Alves (Foto: Fred Fan/Bahiatursa)
“O espetáculo ajuda a criar uma consciência nacional sobre o Brasil, cuja independência foi conquistada com guerra na Bahia, de onde os portugueses foram expulsos em 1823, quase um ano depois do grito de independência”, disse o secretário do Turismo e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, que encomendou o espetáculo ao diretor Paulo Dourado com o objetivo de ampliar o conhecimento dos baianos sobre o 2 de Julho e lançar um novo produto turístico.

“A Bahia tem um potencial muito grande. Faltavam ações nesse sentido, de chamar a atenção do turista que vem a Salvador, por causa da praia, da natureza, para a arte de alto nível. E essa iniciativa do Dois de Julho é pioneira em relação a isso”, afirmou Paulo Dourado. (Fonte: Bahiatursa)

Serviço
O quê: Dois de Julho – A Ópera da Independência
Quando: Dias 5 e 6 de julho, às 20h
Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho
Ingressos: Entrada franca

Nenhum comentário: