terça-feira, 6 de agosto de 2013

MAB debate reforma urbana e antiga Igreja da Sé

Igreja da Sé, por Mendonça Filho (acervo MAB)
O Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, promove no próximo dia 8 de agosto, às 17 horas, a mesa redonda “Oitenta anos da demolição da Igreja da Sé”. O encontro, que faz parte das comemorações pelos 95 anos do MAB, vai reunir os professores Fernando da Rocha Peres, Antonio Heliodoro Sampaio e Pedro de Almeida Vasconcelos.

Em pauta, a reforma urbana de Salvador no Governo J.J. Seabra e a demolição da Igreja da Sé, com a conivência do Arcebispo D. Augusto Álvaro da Silva, em 1933, durante a gestão do interventor Juracy Magalhães, além de suas consequências culturais.
 
Quem visita a Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, ainda pode ver remanescentes arqueológicos da antiga igreja, que foi demolida para dar passagem aos trilhos dos bondes urbanos da capital baiana.

Na exposição de fotos que acontece no mesmo local, os participantes poderão ver como eram os interiores da Sé. Haverá, também, uma mostra de pinturas de artistas baianos, como Mendonça Filho e Esperidião Matos, ilustrativas da igreja, além de um fragmento de frontispício da cidade da Bahia, no século XIX, de autoria de Floro Freire.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo email mab.asscom@gmail.com. (Fonte e ilustração: MAB)
Serviço
Museu de Arte da Bahia
Avenida 7 de Setembro, 2340, Corredor da Vitória, Salvador/BA
www.facebook.com/museudeartedabahia
Mais informações: (71) 3117-6902

Nenhum comentário: