segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Festival Gastronômico de Prado destaca sabores do Caribe

Falésias e suas cores destacam-se no litoral de Prado (João Ramos/Bahiatursa)
Lá no extremo sul da Bahia, a cerca de 800 quilômetros de Salvador (vá de avião até Porto Seguro ou Vitória do Espírito Santo e faça o transfer de carro ou ônibus), Prado, na Costa das Baleias, é outra das minhas cidades baianas preferidas. Também destaco um festival como bom motivo de viagem e este é das delícias: de 11 a 19 de outubro próximos acontece o 8º Festival Gastronômico e Cultural. A expectativa é atrair sete mil visitantes.


Com o tema “Cultura para saborear e vivenciar”, e o apoio da Bahiatursa, o festival, este ano, vai ressaltar a gastronomia caribenha, já que os participantes vão criar pratos locais usando algum elemento (tempero, iguaria, especiaria) de país daquela região. “Um enfoque que estamos dando como chamamento é a relação da culinária caribenha com a culinária pradense”, informa Wander Luiz Rocha de Noronha, presidente da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais. 

“No Caribe,  a gente encontra essa influência  cultural da África e da Europa, o mesmo que acontece com a gente. Os restaurantes ficaram livres para escolher o país”, completa.

Segundo Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa,  o apoio ao festival é importante no sentido de gerar fluxo regional,  além de riqueza e renda, em uma região que tem uma culinária muito forte, marcada pelo peixe e os frutos do mar. “É uma região estratégica, uma porta não apenas para quem quer conhecer seus atrativos e a culinária, mas o arquipélago de Abrolhos neste período de visitação de baleias”.

Ainda existe o tradicional arrastão na praia mais próxima  ao centro da cidade

O lugar - São 84 quilômetros de litoral, rara beleza e tranquilidade. As falésias de tons variados e rara beleza intercalam-se com planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral.  O litoral. Prado é também reduto de parte imponente na história nacional. Foi na foz do Rio Cahy que se deu o primeiro contato entre índios e portugueses, antes mesmo das caravelas lusitanas chegarem ao ponto depois batizado de Porto Seguro.

A cidade fica, exatamente, na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias. Palco de belezas naturais e reduto histórico e cultural. O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas.

Aproveite para conhecer o simpático centro histórico (João Ramos/Bahitursa)

Serviço

O que ver - Entre um e outro restaurante, saboerando as delícias do festival, o destaque vai para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da Rua Rui Barbosa. Os hábitos locais remetem o visitante a um passado longínquo, de cadeiras espalhadas na calçada, à porta das casas, no final da tarde, para um bom bate-papo.

Como chegar - O município fica a 785 km de Salvador. Vá pela BR-324, sentido Feira de Santana. Suba o viaduto que dá acesso à BR-101, seguindo no sentido sul. Depois de passar por Gandu, Itabuna, Eunapólis, Itamaraju, entrar na BA- 489 e seguir por 50 km até Prado. De ônibus, o principal destino é Porto Seguro e, de lá, até Prado. Por via aérea, o visitante pode pegar um avião até a cidade de Porto Seguro (que está localizada a 213 km de Prado) e posteriormente seguir até o município com um traslado fretado, ônibus de linha ou carro alugado. (Com informações da Bahiatursa. Fotos: João Ramos/Bahiatursa)

Nenhum comentário: