segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dançarinos fazem show em árvore do Solar Boa Vista

Uma árvore é o palco inusitado do espetáculo destinado às crianças

Impossível não divulgar este evento, principalmente para quem teve infância ao ar livre, na qual sempre existiram árvores para subir e colher frutos. Estreia no próximo dia 19, sábado, no Solar Boa Vista, em Brotas, o espetáculo de dança Quarto Azul, dedicado às crianças. O diferencial? Uma árvore é o "palco" onde o espetáculo se realiza. Isso mesmo: o espetáculo de dança para crianças é feito nos galhos, tronco e entorno de uma árvore, tendo como pano de fundo o histórico Solar Boa Vista de Brotas.

Já trabalhei no solar, à época em que lá funcionava a Prefeitura de Salvador. É um ambiente muito bonito. A casa já serviu de moradia ao poeta Castro Alves. Infelizmente, sofreu um incêndio. Mas, voltando à montagem, dirigida por Márcio Nonato, os artistas convocam a criançada a apreciar e compartilhar situações que se estabelecem entre quatro dançarinos, tendo a natureza como ambiente e uma árvore como um “quinto elemento”.


“Queria mudar a perspectiva, que já é algo próprio das crianças, esse olhar que ainda não obedece à mesma lógica dos adultos”, observa o diretor, que, em princípio, pensou em realizar o espetáculo num teatro, mas com a perspectiva de visão de baixo para cima, a mesma da criança no seu dia a dia de conviência com os adultos. As pesquisas e exercícios – que envolviam técnicas circenses, como a de tecido – acabaram conduzindo, contudo, para a árvore. “Esse elemento entrou com muita força poética, lúdica e desafiadora. Acabou nos levando para um lugar de muitas possibilidades para um espetáculo de dança tão singular”, comenta o diretor.

Show usa recursos de circo, como o tecido, para atrair atenção dos pequenos

Os dançarinos são Adelena Rios, Jorge Oliveira, Lucas Valentim e Olga Lamas. Eles exploram a árvore e alguns objetos agregados a ela - balanço de pneu, tecidos, regador. “É uma arvore-gambiarra, um pé de muitas coisas: sapatos, utensílios...”, brinca Márcio. Pendurados, de ponta-cabeça e se deslocando entre os galhos, os dançarino realizam ações, criam relações entre si ou simplesmente maneiras de permanecer ou interagir com aquele “habitat”. A ideia é principalmente estimular a imaginação do público infantil e, de quebra, mexer um pouco com a nostalgia dos adultos, diz.

O parque do Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, é um centro cultural localizado em um complexo de prédios de valor histórico e arquitetônico. Antiga casa de Castro Alves, sede da prefeitura e manicômio, o local abriga um teatro e uma vasta área externa, com árvores e equipamentos de lazer. “É como um grande quintal. E no quintal não tem regras, como o playground tem”, compara Nonato. O espetáculo, que tem entrada franca, fica em cartaz até 10 de novembro, aos sábados e domingos, sempre às 16h. (Fotos: Joao Milet Meirelles/div)

Serviço
O quê: espetáculo de dança Quarto Azul
Onde: Parque Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas)
Quando: de 19 de outubro a 10 de novembro, aos sábados e domingos, 16h
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: