domingo, 20 de outubro de 2013

Gabinete português comemora a Baía de Todos os Santos

Único em seu estilo na Bahia, o prédio e sua beleza arquitetônica enfeitam a Piedade

Como parte da programação em comemoração aos 150 anos de fundação do Gabinete Português de Leitura, e pela passagem do 512º aniversário da chegada dos portugueses à baía, será realizado em Salvador o seminário “Geologia, Geografia e História da Baía de Todos os Santos”. A IV Semana BTS acontece de 26 de outubro a 1º de novembro, às 17h, na sede do gabinete, na Praça da Piedade, centro antigo da capital baiana.

Divulgo este evento, não só por sua importância para estudantes e professores de turismo, história e geografia, como também pela importância da nossa baía como uma das principais atrações da cidade. Ainda mais pelo próprio GPL, um dos prédios, na minha opinião, mais bonitos do centro de Salvador. Único em seu estilo (Neomanuelino), a sede é um belo palácio de fachada cheia de motivos que lembram a saga dos portugueses no Brasil.

O seminário é uma boa oportunidade de conhecer por dentro esta obra arquitetônica e ainda agregar conhecimento sobre a história da Bahia ao currículo. Quem vai perder?


De outro ângulo, a bela fachada lateral da sede atual em foto antiga

"Na última metade do século XIX habitava na capital baiana um numeroso contingente de emigrantes portugueses. A fim de melhorar a sua situação econômica ou solicitar guarida política (...) se agruparam e fundaram associações com caráter beneficente, cultural ou lúdico. Foi assim que um grupo de portugueses, sob a direção dos irmãos comendadores Manoel Joaquim Rodrigues e Francisco José Rodrigues Pedreira, se reuniu a 2 de março de 1863, na sala de sessões da Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, e resolveu “unanimemente instalar na cidade uma sociedade literária com o nome de “Gabinete de Português de Leitura” (...) com a finalidade de adquirir “obras de reconhecida utilidade, escritas nos idiomas português e francês, e mais aquelas que posteriormente se julgarem mais precisas, assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil”. (...) O atual edifício sede do Gabinete Português de Leitura de Salvador, de estilo arquitetônico Neomanuelino (cujas origens remontam a época do Descobrimento), foi projetado entre 1912 e 1915 pelo arquiteto italiano Alberto Barelli e construído pelo mestre de obras português Pinto Parente. Foi inaugurado em 3 de fevereiro de 1918, tendo o nome antigo na Praça 13 de maio e, atualmente, Praça da Piedade, sem número". (Fonte: GPL)
Biblioteca, aberta à consulta para o público, reúne acervo de livros e jornais

O coordenador da IV Semana BTS, professor Adinoel Motta Maia, explica que o encontro pretende difundir e ampliar os estudos sobre a baía e o seu recôncavo, ainda desconhecidos da maioria da população. “Desde já chamamos a atenção de todos para o fato de que não há História sem Geografia e não há Geografia sem Geologia. Por isso, não só a sociedade baiana como as escolas onde se ensina Geografia e História estão convocadas a integrar esta agenda, para que seus professores estejam presentes e possam motivar seus alunos em sala de aula, com o que puderem absorver dessa experiência”.

Na abertura da programação, dia 26, às 10 horas, será inaugurada a exposição “Geomorfologia de Salvador: utilização de pequenos modelos em 3d para  facilitação do aprendizado às pessoas com deficiência visual”. Através de cinco maquetes, confeccionadas pelo geólogo Rubens Antônio Filho, em fibra de vidro, permitirão ao visitante não só ver, como sentir com os dedos, cada elevação e cada depressão do terreno da nossa Salvador, com seus vales e cumeadas. (Fotos: reprodução)

Serviço
O quê: abertura da  IV Semana da Baía de Todos os Santos
Quando: 26 de outubro (sábado), às 10 horas. Evento: de 28/10 a 1º/11
Onde: Gabinete Português de Leitura (Praça da Piedade, Salvador-BA)
Palestras: informações no site  (aqui)
Inscrição: gratuita (com certificado) por email (gplsalvador@gmail.com) ou telefone (71 3329-2733)

Nenhum comentário: