quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Livro conta história dos saveiros da Bahia

O livro traz belas e coloridas imagens (Fotos: Nilton Souza/Divulgação)

A  embarcação está amplamente ligada à História da Bahia. Foi com uma frota destes pequenos barcos que João das Botas combateu os portugueses nas águas da Baía de Todos os Santos, nos episódios das lutas pela consolidação da Independência do Brasil, em 1823. Agora uma publicação colocará à disposição dos amantes da literatura e de história uma parte da saga dos saveiros.

Através de imagens e textos, o livro Viva Saveiro - Patrimônio Naval da Bahia, da Associação Viva Saveiro, terá lançamento no Yacht Clube da Bahia (Ladeira da Barra), no dia 19 de novembro, das 19h às 21h. A comemoração será em grande estilo, com os saveiros Sombra da Lua e Mensageiro do Destino ancorados no mar em frente ao clube e abertos à visitação.


A Associação Viva Saveiro foi fundada por pessoas apaixonadas pela tradição dos barquinhos baianos. Ao longo dos anos, elas buscam a preservação das embarcações, que foram fundamentais para a vida econômica, cultural e social da Bahia, até a primeira metade do século XX. O ponto alto da publicação são as belas imagens captadas por Nilton Souza, e os textos do jornalista e escritor Carlos Ribeiro e de Pedro Bocca, presidente da AVS, com edição da Solisluna.


O livro de arte tem capa dura, 138 páginas e tiragem inicial de três mil exemplares

“Parte dos exemplares será doada para escolas, bibliotecas e outras instituições culturais, e parte será vendida”, explica Pedro Bocca. O lote a ser vendido, cerca de 40% dos exemplares, será comercializado por R$ 120 através dos sites da Associação e da Editora Solisluna. Também serão encontrados nas livrarias Saraiva e Cultura. O projeto teve apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e patrocínios da Multiterminais, BNB, Consplan e EEP - Estaleiro Enseada do Paraguaçu.

Serviço
O quê: lançamento do livro Viva Saveiro para convidados
Onde: Yacht Clube da Bahia
Quando: dia 19 de novembro das 19h às 21h
Quem: o livro tem fotos de Nilton Souza e textos de Carlos Ribeiro e Pedro Bocca
Quanto: R$ 120

Nenhum comentário: