quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Livro inédito de História da Bahia será lançado pelo IGH



Nesta quinta-feira, 21, às 17h30, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o lançamento do livro “Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815”, de autoria da historiadora e professora Antonietta D´Aguiar Nunes. A publicação tem o apoio da Secretaria de Cultura e patrocínio da Bahiatursa. O evento acontece durante a última semana (18 a 22) da terceira edição do Curso História da Bahia, sob a instrução e coordenação de Antonietta Nunes, realizado em quatro módulos (desde agosto), sempre das 14h às 17 horas, na sede do Instituto.


O livro começa na Pré História, fala dos indígenas que habitavam nosso território por ocasião da chegada dos europeus, do povoamento ocorrido e como este se deu do ponto de vista econômico, administrativo e religioso. Traz práticas tabelas relacionando os administradores civis e eclesiásticos e os principais acontecimentos na gestão de cada um deles. Trata da exploração econômica da terra, da defesa militar e da sociedade e cultura na Bahia colonial.

Conclui com a elevação do Brasil a Reino, unido aos de Portugal e ao de Algarves, recém-criado, formando a comunidade lusófona de nações, submetida à mesma autoridade monárquica. Menciona, com breves históricos, cerca de 200 monumentos que devem ser conhecidos e visitados por soteropolitanos e turistas. No final traz um glossário com explicação do sentido de certos termos usados que, ou são pouco conhecidos, ou têm outra significação em nossos dias.

A obra tem apresentação da professora Consuelo Pondé de Sena e é prefaciada pelo professor Edivaldo Machado Boaventura, que destaca constar no livro uma das mais completas bibliografias da história baiana,  “síntese do esforço de pesquisa da professora Antonietta. Tendo limitado ao ano de 1815, todos nós esperamos a continuação até os últimos momentos republicanos com as diferenciações regionais do espaço baiano e os crescimentos temporais, ambos aumentarão a rica bibliografia sobre a história da Bahia com as publicações dos dois últimos séculos”.

Antonietta D´ Aguiar Nunes é instrutora e coordenadora do Curso de História da Bahia desde 2011. Graduou-se em História em 1963 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ufba. Residiu em São Paulo onde fez a Pós-Graduação em Arte e Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lecionando História na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Retornando a Salvador, ensinou História da Bahia na Faculdade de Turismo da profª Olga Mettig e ingressou na Faculdade de Educação da UFBA para dar aulas de História da Educação, como professora substituta e depois concursada, onde fez o Mestrado e o Doutorado. Foi ainda Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, desde 1981 até quando se aposentou em 2011. (Texto e foto: IGHB)

Serviço
O quê: Lançamento do livro "Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815" de Antonietta D´Aguiar Nunes
Quando: 21 de novembro de 2013, às 17h30
Onde: IGHB (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade)

Nenhum comentário: