segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"Samba" vai caminhar pelas ruas do centro de Salvador

Forte de São Pedro (logo após o Campo Grande) lotado de sambistas


Um programa interessante e bem animado para quem curte carnaval e as festas populares de Salvador será realizado neste domingo, 1º de dezembro. É a oitava edição da Caminhada do Samba em homenagem ao dia do Samba (2 de dezembro). Mas, atenção, é esperada a participação de pelo menos 600 mil pessoas. O evento acontecerá á tarde, a partir das 15 horas, do Campo Grande à Praça Castro Alves (ida e volta).


Ao todo, nove blocos  (com trios elétricos) sairão na caminhada. São eles: Alerta Geral (Fora da Mídia), Alvorada (Grupo Bambeia), Amor e Paixão (Sangue Brasileiro e Movimento), Pagode Total (É o tchan, Patrulha do Samba, Grupo Pagode Total e Terra Samba), Proibido proibir (Banda Katulê), Q Felicidade (Os íntimus), Reduto do Samba (Paparico), Samba Popular (A Grande Família) e Vem Sambar (Viola de Doze).

“A ‘Caminhada do Samba’ é uma festa aberta ao público no Circuito Osmar com apresentação de sambistas locais, promovendo uma homenagem ao samba, herança africana, hoje, identidade nacional do povo brasileiro. A comemoração dessa data é de suma importância para as raízes culturais da música popular brasileira”, destaca o presidente da Unesamba e do bloco Alerta Geral, José Luiz Lopes, mais conhecido como Arerê.

A homenageada este ano será Arany Santana, atual diretora do Centro de Cultura de Políticas Identitárias da Secretaria Estadual de Cultura e fundadora do Illê Aiyê, bloco afro mais antigo do Brasil com 40 anos de existência completados neste ano. “A caminhada vai homenagear a professora Arany Santana pelo seu trabalho em prol das manifestações culturais, em especial, o samba”, ressaltam.

A caminhada é uma oportunidade ao turista de conhecer todo o Circuito Osmar

História. O Dia do Samba faz uma homenagem ao compositor carioca Ary Barroso na data em que o músico conheceu Salvador. De acordo com o Ministério da Cultura, a data foi instituída em 1963. “O Samba de Roda do Recôncavo Baiano – uma das mais importantes e significativas expressões musicais, coreográficas, poéticas e festivas da cultura brasileira – teve a sua inscrição no Livro de Registro das Formas de Expressão em outubro de 2004”. No ano seguinte, ele foi proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como “Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade”.

O evento realizado pela União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) conta com o apoio do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e da Prefeitura de Salvador. (Fonte e fotos: Comcar/Divulgação)

Nenhum comentário: