terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Artista cria embalagem especial para a alfazema do Gandhy

Filhos de Gandhy no Circuito Dodô, na Barra (Foto: Rita Berreto/Setur)

Já que estamos falando sobre marcas, olha que interessante: o artista visual J. Cunha criou uma embalagem especial para a alfazema que os integrantes do Afoxé Filhos de Gandhy vão portar durante o carnaval de Salvador 2014. O artista é conhecido por ser o responsável "pela concepção estética do Ilê Aiyê por mais de 20 anos", diz o release sobre o tema.

Claro que a nova embalagem tem um quê de comercial, já que a marca de perfume Alfazema Vicvita (Perfumaria Vic Brasil) será a patrocinadora do afoxé, o que considero uma ação de marketing muito interessante. Vale ressaltar que ao longo dos seus 65 anos de existência, é a primeira vez que o bloco recebe o patrocínio de uma alfazema. As demais perderam a chance, na minha opinião.


Embalagem especial nas cores do afoxé  (Erivan Moraes/divulgação)

A embalagem especial tem edição limitada. J. Cunha a compôs com símbolos da identidade dos Filhos de Gandhy nos tons de azul e branco dos tradicionais colares e figuras de animais simbólicos como o elefante e o camelo, marcas do afoxé.

Um pouco de História. O Afoxé Filhos de Gandhy foi criado há 65 anos (em 18 de janeiro de 1949) quando um grupo de trabalhadores do cais do Porto de Salvador resolveu brincar o Carnaval daquele ano com toalhas na cabeça fazendo as vezes de turbante e lençóis enrolados no corpo. Eles foram inspirados e queriam homenagear o advogado e líder indiano Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma Gandhi, que lutou pela independência da Índia, foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o defensor da revolução através da resistência mansa, o protesto não-violento. Gandhi havia sido assassinado em janeiro do ano anterior.

Do Carnaval de 1949 até os dias atuais, o Gandhy se fortaleceu como o principal afoxé da Bahia. Recebeu apoio de artistas famosos, como o cantor e compositor Gilberto Gil, que desfilava no afoxé e compôs Patuscada de Gandhy em homenagem ao grupo.

Integrantes do perto da sede no Largo do Pelourinho (Foto: Divulgação)

A sede do bloco fica no coração do Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Uma das tradições dos integrantes - apenas homens - é trocar os colares azuis e brancos por beijos e aspergir a famosa alfazema nos foliões. Sua passagem proporciona uma beleza plástica que enfeita os circuitos por onde desfila pelo branco da paz que se insere no meio da multidão colorida e o aroma do perfume por todo o seu trajeto.

Nenhum comentário: