sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Folião vai avaliar prestação de serviços turísticos no carnaval

Secretário Pedro Galvão, representantes do trade, Procon  e Ibametro

Uma ferramenta para o turista que vai passar o Carnaval na Bahia foi lançada nesta sexta-feira, 21. Trata-se do Reclame Turismo, um aplicativo através do qual o visitante poderá avaliar a prestação de serviços turísticos durante a folia.

As áreas que serão avaliadas são as de meios de hospedagem, agências de viagem, locadora de veículos, bares e restaurantes, empresa de eventos, guias de turismo, serviço receptivo, serviço de informação e serviço de segurança. 

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o aplicativo já está disponível para o sistema Android, no Google Play, e ficará disponível na Apple Store, para o sistema IOS, a partir da próxima terça-feira, 25. Os interessados em participar podem baixar a ferramenta através do portal Turismo Bahia.

A ferramenta, voltada para dispositivos móveis (tablets e smartphones), é um sistema para uso do governo, onde cada problema relatado será analisado, dando ao usuário (consumidor) a possibilidade de acompanhar todas as medidas tomadas pela Secretaria do Turismo até a sua resolução, informa a Setur.

O Reclame Turismo foi apresentado aos integrantes do trade turístico baiano e dos órgãos de fiscalização ligados à defesa do consumidor, como Procon e Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro ) pelo secretário de Turismo, Pedro Galvão.

"Não se trata de uma ferramenta para constranger os prestadores de serviço, uma vez que as informações não serão públicas, mas para melhorar a qualidade do atendimento ao turista, seja nas áreas de transporte, hospedagem, alimentação e setor público”, afirmou o secretário.

O presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, explicou que a função do aplicativo é dar segurança ao turista que visita a Bahia. “Ele vai saber onde reclamar pelo serviço mal- prestado”.

Para o presidente da Câmara de Turismo da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Giuseppe Belmonte, a ferramenta não deve prejudicar os comerciantes que trabalham corretamente.

Carnaval 2013. A Setur também divulgou as avaliações feitas no carnaval 2013. De acordo com os dados divulgados, 40% dos entrevistados, de um universo de 1,3 mil pessoas, consideraram o serviço de táxi da capital baiana de regular a péssimo. Os turistas também criticaram as condições de higiene do comércio ambulante durante a festa (60% dos entrevistados) e os preços praticados em bares e restaurantes (45% dos visitantes).

Preço do acarajé, situação do terminal marítimo, do transporte urbano e dos banheiros públicos também receberam críticas dos turistas, de acordo com os dados apresentados pela Setur. (Foto: tatiana Azeviche/Setur)

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